Ouvindo...

Elefante morre de ‘susto’ após cachorro invadir zoológico; entenda

Elefante asiática tinha 27 anos e morreu em decorrência de alterações no coração após cachorro invadir o zoológico

Elefante Rani morre após cachorro invadir zoológico

Uma elefante asiática de 27 anos, chamada Rani, morreu após um cachorro invadir o Zoológico de St Louis, no Missouri, Estados Unidos. De acordo com o zoológico, a elefante morreu de complicações cardíacas cerca de 20 minutos depois que um cachorro foi visto correndo em uma área perto de onde ela estava.

“Os resultados iniciais de uma necropsia realizada pelo patologista do zoológico revelaram algumas alterações pré-existentes em seu coração. Às 15h39 de sexta-feira, 13 de outubro, um cachorrinho perdido entrou no zoológico e foi visto correndo em uma área não pública perto do Celeiro dos Elefantes. Enquanto a equipe da Elephant Care trabalhava para conter o cão, que foi rapidamente recolhido e entregue a um abrigo, sua presença fez com que um elefante que estava do lado de fora ficasse agitado.”

De acordo com comunicado do zoológico, Rani estava jantando e não viu o cachorro, mas ficou agitada ao ouvir as vocalizações do rebanho.

“A equipe do Elephant Care observou Rani ficar agitada em reação às vocalizações do rebanho e viram Rani circular e vocalizar, tudo em um breve período, antes de desmaiar.”

Após a elefante desmaiar, as equipes de Cuidados com Elefantes e Saúde Animal do Zoológico realizaram atendimento de emergência, porém, não tiveram sucesso e ela morreu. Os resultados iniciais de uma necropsia realizada pelo patologista do zoológico revelaram algumas alterações pré-existentes no coração de Rani. Porém, mais testes serão feitos.

“Rani era um membro especial deste grupo familiar de elefantes”, disse Katie Pilgram-Kloppe, Gerente Zoológica de River’s Edge. “Ela adorava brincar com suas irmãs Maliha e Priya. Enquanto crescia aqui em St. Louis, ela aprendeu com sua própria mãe, Ellie, como ser uma mãe incrível. Ela tinha um ótimo relacionamento com sua equipe de cuidados com os animais e com todos os outros elefantes. Ao socializar com sua família, ela fazia um barulho único e agudo que sua filha Jade também imita.”

Extinção

De acordo com dados apresentados pelo zoológico, restam menos de 50 mil elefantes asiáticos na natureza que estão em risco de extinção devido à perda de habitat e à caça.

“Dada a diminuição da população de elefantes asiáticos, o Zoológico de Saint Louis está empenhado em conservar esta espécie ameaçada.”

O Centro para Conservação de Elefantes Asiáticos do Saint Louis Zoo WildCare Institute afirma que apoia o bem-estar e a conservação dos elefantes asiáticos em Sumatra e em outros países da Indonésia, Índia e Laos. O Centro de Conservação do Instituto WildCare do Zoológico de Saint Louis no Chifre da África também apoia a conservação de elefantes africanos no Quênia por meio do Northern Rangelands Trust.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022