O Exército de Israel tem uma soldado brasileira, de apenas 20 anos. É a simpática e sorridente cearense Carolina Mendes, de apenas 20 anos, que se mudou para Israel aos 14 anos para estudar. A jovem atua na equipe de resgate do Exército e estava de folga no dia do ataque do Hamas a Israel, na base militar na Faixa de Gaza.
Em Israel, o alistamento feminino também é obrigatório, a partir dos 18 anos e o ingresso é uma forma de os estrangeiros conseguirem a cidadania israelense. A mãe de Carol, Izabel Mendes, que mora em Fortaleza, conta que a filha criou um grupo de WhatsApp para manter contato com a família. “Em todo contato eu sempre digo eu te amo, acho importante”, conta a mãe.
“A gente brinca que a Carol testa o nosso coração o tempo inteiro. Ela podia servir cafezinho ou fazer qualquer serviço burocrático, mas não quis. Ela quis ser uma soldado e foi treinar para isso. Ela faz parte da equipe de resgate. Ela é chamada em qualquer terremoto muito grave para fazer o resgate de vítimas debaixo de escombros”, relata Izabel.