Ouvindo...

Vídeo: incêndio na Argentina deixa dezenas de desabrigados e um homem é preso

Fogo se alastrou rapidamente e pode ter sido provocado, de acordo com autoridades locais, por um homem que tentou esquentar café em uma fogueira

Fogo se alastrou rapidamente e pode ter sido provocado, de acordo com autoridades locais, por um homem que tentou esquentar café

Nesta quarta-feira (11) continuavam os esforços para controlar um incêndio florestal de grandes proporções que atingiu a província argentina de Córdoba. Com o fogo, ao menos 30 pessoas precisaram deixar as casas, de acordo com informações da imprensa local. Um homem de 27 anos foi preso suspeito de ter provocado o incêndio, após esquentar café em uma fogueira. Veja vídeo abaixo.

Novos focos foram ativados e outros foram reiniciados devido ao vento nas serras do Vale Punilla, Traslasierra e Sierras Chicas, nesta quarta-feira (11), o que agrava as preocupações sobre a dificuldade de conter o fogo em áreas de difícil acesso aliado à seca que deixa a situação ainda mais complicada.

De acordo com o relatório de incêndios do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, a maioria dos focos foi controlada na noite de terça-feira (10), embora o foco registrado no Norte da província de Tulumba, a 150 quilômetros da capital Córdoba, ainda seja preocupante.

O Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Nação, por meio do Serviço Nacional de Gerenciamento de Incêndios (SNMF), enviou três aviões hidrantes, um observador e um helicóptero com balde para se juntarem às tarefas de combate a incêndios. Também enviou ao território 14 combatentes da Brigada Centro Nacional equipados com três caminhões apropriados para o terreno.

Segundo dados do Ministério de Segurança local, o principal incêndio florestal ocorre no Vale Punilla e abrange os municípios de Cabalango, Cuesta Blanca, Icho Cruz, Mayú Sumaj, San Antonio de Arredondo, Tala Huasi e Villa Carlos Paz. O incêndio também recomeçou, nesta quarta-feira (11), em San Clemente (departamento de Santa María) e em La Argentina (departamento de Minas no Vale de Traslasierra).

Outros incêndios foram contidos em Barranca Yaco e Sinsacate, nas Sierras Chicas e perto de Jesús María, bem como em La Trinchera (departamento de San Justo), Potrero de Garay (Calamuchita) e Copina (Punilla).

Suspeito preso

O governador da província e candidato à presidência da Argentina, Juan Schiaretti, visitou o marco zero dos incêndios e agradeceu o trabalho dos bombeiros e de todos os envolvidos no combate.

Schiaretti confirmou que uma pessoa foi presa, acusada de provocar os incêndios e trata-se de um homem de 27 anos que teria tentado esquentar café em uma fogueira, mas perdeu o controle do fogo.

“Espero que recaia sobre ele todo o peso da lei, porque 99% dos incêndios que sofremos todos os anos em Córdoba são causados intencionalmente, seja por ação intencional ou por irresponsabilidade”, disse o governador.

Segundo o ministério argentino, 95% dos incêndios que ocorrem anualmente no país Argentina são causados pelo homem.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022