Nesta quarta-feira (11) continuavam os esforços para controlar um incêndio florestal de grandes proporções que atingiu a província argentina de Córdoba. Com o fogo, ao menos 30 pessoas precisaram deixar as casas, de acordo com informações da imprensa local. Um homem de 27 anos foi preso suspeito de ter provocado o incêndio, após esquentar café em uma fogueira. Veja vídeo abaixo.
Novos focos foram ativados e outros foram reiniciados devido ao vento nas serras do Vale Punilla, Traslasierra e Sierras Chicas, nesta quarta-feira (11), o que agrava as preocupações sobre a dificuldade de conter o fogo em áreas de difícil acesso aliado à seca que deixa a situação ainda mais complicada.
De acordo com o relatório de incêndios do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, a maioria dos focos foi controlada na noite de terça-feira (10), embora o foco registrado no Norte da província de Tulumba, a 150 quilômetros da capital Córdoba, ainda seja preocupante.
O Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Nação, por meio do Serviço Nacional de Gerenciamento de Incêndios (SNMF), enviou três aviões hidrantes, um observador e um helicóptero com balde para se juntarem às tarefas de combate a incêndios. Também enviou ao território 14 combatentes da Brigada Centro Nacional equipados com três caminhões apropriados para o terreno.
Segundo dados do Ministério de Segurança local, o principal incêndio florestal ocorre no Vale Punilla e abrange os municípios de Cabalango, Cuesta Blanca, Icho Cruz, Mayú Sumaj, San Antonio de Arredondo, Tala Huasi e Villa Carlos Paz. O incêndio também recomeçou, nesta quarta-feira (11), em San Clemente (departamento de Santa María) e em La Argentina (departamento de Minas no Vale de Traslasierra).
Outros incêndios foram contidos em Barranca Yaco e Sinsacate, nas Sierras Chicas e perto de Jesús María, bem como em La Trinchera (departamento de San Justo), Potrero de Garay (Calamuchita) e Copina (Punilla).
Suspeito preso
O governador da província e candidato à presidência da Argentina, Juan Schiaretti, visitou o marco zero dos incêndios e agradeceu o trabalho dos bombeiros e de todos os envolvidos no combate.
Schiaretti confirmou que uma pessoa foi presa, acusada de provocar os incêndios e trata-se de um homem de 27 anos que teria tentado esquentar café em uma fogueira, mas perdeu o controle do fogo.
“Espero que recaia sobre ele todo o peso da lei, porque 99% dos incêndios que sofremos todos os anos em Córdoba são causados intencionalmente, seja por ação intencional ou por irresponsabilidade”, disse o governador.
Segundo o ministério argentino, 95% dos incêndios que ocorrem anualmente no país Argentina são causados pelo homem.