O ciclone pós-tropical Lee, que deixou um rastro de destruição em algumas áreas dos Estados Unidos nesta semana, chegou ao Canadá no último sábado (16). O fenômeno climático derrubou torres de energia, deixou milhares sem eletricidade e até causou a morte de um motorista.
De acordo com a imprensa local, os ventos causados pelo ciclone chegam a 100 km/h e são comparáveis com a força de um furacão. No sábado, um homem de 50 anos morreu após uma árvore derrubada pelo ciclone atingir o caminhão em que ele estava, no estado do Maine, nos EUA.
O temporal chegou ao Canadá por uma pequena ilha perto da maior cidade da Nova Escócia, uma das províncias canadenses mais famosas. Mais de 140 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na região. As equipes de manutenção até conseguiram reativar o fornecimento, mas as condições climáticas impedem que o trabalho prossiga.
Ciclone causa “espuma”
Também no sábado (16), moradores de Lawrencetown, cidade litorânea em Nova Escócia, divulgaram vários vídeos de uma espuma grossa trazida do mar pelo ciclone. A espuma encobre os carros e deixa a paisagem quase totalmente branca. Veja o vídeo:
A expectativa é que o ciclone Lee continue causando estragos nos próximos dias. O presidente estadunidense Joe Biden emitiu uma declaração de emergência e forneceu assistência federal para os estados do Maine e Massachusetts.