Ouvindo...

Mulher morre de botulismo e dezenas de turistas ficam doentes após comerem em bar famoso na França

Suspeita é que os pacientes tenham se intoxicado com um prato de sardinhas em conserva servido em um restaurante popular

Doentes teriam se intoxicado com um prato de sardinhas em conserva

Uma mulher morreu de botulismo e outras doze ficaram doentes após comerem um prato de sardinha em conserva em um restaurante na França. Segundo informaram as autoridades francesas nessa quarta-feira (13), turistas da Alemanha, Irlanda e Estados Unidos estariam entre os afetados.

A intoxicação aconteceu na última semana, na cidade de Bordéus, no sudoeste do país, e mais vítimas estão sendo investigadas, inclusive em caso em Barcelona, na Espanha, onde uma pessoa foi internada com sintomas parecidos logo após regressar da França. Todas as pessoas doentes comeram no mesmo restaurante, o Tchin Tchin Wine Bar, um bar de vinhos biológicos popular entre turistas.

Uma mulher, que vive em Paris, morreu após voltar para casa e dar entrada em um hospital. O marido dela também foi hospitalizado e oito outras vítimas continuam internadas em um hospital em Bordéus. Algumas pessoas estão intubadas no CTI, segundo o jornal The New York Times.

Os resultados dos testes ainda não estão prontos, mas as autoridades sanitárias da França afirmaram “ter certeza” de que se trata de botulismo, uma doença rara e potencialmente fatal. A suspeita é que as pessoas tenham se contaminado a partir das conservas caseiras de sardinha à base de óleo servidas no bar.

O proprietário do restaurante se pronunciou e admitiu que percebeu um “mau cheiro” em algumas conservas, mas disse que só serviu aos clientes os pratos que estavam com boa aparência. Um funcionário do estabelecimento defendeu o local, afirmando que era uma empresa “bem gerida” e que nunca tiveram problemas por violações de saúde.

O Ministério da Saúde francês emitiu um aviso urgente aos profissionais de saúde de todo o mundo, avisando sobre o ocorrido. As autoridades sanitárias da França ainda pediram que as pessoas que comeram recentemente no restaurante procurassem assistência médica se apresentassem sintomas.

O que é botulismo

O botulismo é uma doença rara causada por toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, que ataca os nervos do corpo e paralisa os músculos. Essas bactérias são encontradas na natureza e costumam ser inofensivas, mas, se um alimento for incorretamente enlatado, conservado ou fermentado, o ambiente fica propício para que as bactérias produzam as toxinas letais.

A doença tem cura, mas a recuperação pode demorar meses. Os sintomas incluem dificuldade em respirar ou engolir, fala arrastada, visão turva, vômitos e diarreia.