Um novo animal do período Triássico (251,9 milhões a 201,3 milhões de anos atrás) foi catalogado na Austrália. Os fósseis do anfíbio foram encontrados em Nova Gales do Sul e estão expostos no Museu Australiano.
A ossada foi encontrada em 1990, mas só agora foi catalogada como sendo de uma nova espécie por cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW). O fóssil foi descoberto por um criador de galinhas aposentada que havia comprado rochas de uma pedreira local para construir um muro de contenção no jardim.
O esqueleto está quase completo, com a cabeça e tronco ligadas e contornos da pele. O animal teria vivido antes mesmo da época dos dinossauros e vivia em rios de água doce. Para se alimentar, caçava outros peixes antigos e tinha o tamanho de 1,2 metro da cabeça à cauda, considerado grande para a época.
“Superficialmente, o Arenaerpeton sp. se parece muito com a moderna salamandra-gigante-da-China [Andrias davidianus], especialmente no formato de sua cabeça. No entanto, pelo tamanho das costelas e pelo contorno do tecido mole preservado no fóssil, podemos ver que ele era consideravelmente mais pesado do que seus descendentes vivos. Ele também tinha alguns dentes bem retorcidos, incluindo um par de presas parecidas com presas no céu da boca”, descreve o paleontólogo Lachlan Hart.