Macacos babuínos conseguiram escapar de leões famintos pendurando em uma ponte sobre o rio Sand, na África do Sul. A cena ocorreu na reserva de caça MalaMala, e foi registrada pelo guia Mike Botes. O vídeo tem milhares de visualizações no Youtube.
A ponte West Street Bridge oferece aos visitantes do safári uma maneira segura de atravessar o rio Sand na estação chuvosa.
“Estávamos seguindo um grupo de leões, pensando que eles estavam indo para o rio Sand, talvez em busca de uma bebida. Mas logo ficou claro que eles não queriam beber, mas sim atravessar o rio. Eles estavam indo direto para a West Street Bridge” disse o guia ao site Latest Sightings.
Os babuínos são presença frequente na ponte e, inclusive, brincam com os turistas. O local, no entanto, favorece os predadores em razão da vista panorâmica.
“Este dia em particular não foi diferente, pois uma tropa de babuínos estava curtindo o sol da manhã na ponte. Infelizmente para eles, o sol quente estava tão bom que eles perderam o foco e não viram os leões se aproximando. Vi instantaneamente o que estava acontecendo e decidi desviar meu caminho e observar lá de baixo”, conta. Foi então que ele começou a filmar.
Os babuínos demoraram a perceber a presença dos leões. Quando notaram a ameaça, gritaram, se desequilibraram e tentaram escapar se pendurando na ponte. Felizmente para eles, estava além das capacidades dos predadores persegui-los também de ponta cabeça. Percebendo isso, os babuínos protagonizaram cenas que fizeram a preocupação virar diversão, conta Mike Botes.
“Pendurados nas barras de metal sob a ponte, eles sabiam que estavam seguros. Os babuínos, sentindo-se confiantes agora que estavam fora de alcance, começaram a provocar os leões. Eles estavam literalmente debaixo do nariz dos leões, e os leões não podiam fazer nada”, ressalta.