Ouvindo...

Vídeo: macacos se penduram em ponte para escapar de leões

Guia flagra babuínos escapando de predadores na África do Sul

Babuínos escapam de leões se escondendo em ponte

Macacos babuínos conseguiram escapar de leões famintos pendurando em uma ponte sobre o rio Sand, na África do Sul. A cena ocorreu na reserva de caça MalaMala, e foi registrada pelo guia Mike Botes. O vídeo tem milhares de visualizações no Youtube.

A ponte West Street Bridge oferece aos visitantes do safári uma maneira segura de atravessar o rio Sand na estação chuvosa.

“Estávamos seguindo um grupo de leões, pensando que eles estavam indo para o rio Sand, talvez em busca de uma bebida. Mas logo ficou claro que eles não queriam beber, mas sim atravessar o rio. Eles estavam indo direto para a West Street Bridge” disse o guia ao site Latest Sightings.

Os babuínos são presença frequente na ponte e, inclusive, brincam com os turistas. O local, no entanto, favorece os predadores em razão da vista panorâmica.

“Este dia em particular não foi diferente, pois uma tropa de babuínos estava curtindo o sol da manhã na ponte. Infelizmente para eles, o sol quente estava tão bom que eles perderam o foco e não viram os leões se aproximando. Vi instantaneamente o que estava acontecendo e decidi desviar meu caminho e observar lá de baixo”, conta. Foi então que ele começou a filmar.

Os babuínos demoraram a perceber a presença dos leões. Quando notaram a ameaça, gritaram, se desequilibraram e tentaram escapar se pendurando na ponte. Felizmente para eles, estava além das capacidades dos predadores persegui-los também de ponta cabeça. Percebendo isso, os babuínos protagonizaram cenas que fizeram a preocupação virar diversão, conta Mike Botes.

“Pendurados nas barras de metal sob a ponte, eles sabiam que estavam seguros. Os babuínos, sentindo-se confiantes agora que estavam fora de alcance, começaram a provocar os leões. Eles estavam literalmente debaixo do nariz dos leões, e os leões não podiam fazer nada”, ressalta.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.