Ouvindo...

Vírus de carrapato provoca morte de idosa de 70 anos no Japão e é o primeiro caso no mundo; entenda

Idosa morreu no ano passado e esse seria o primeiro caso no país e também no mundo; morte foi anunciada neste sábado (24)

Imagem ilustrativa - Carrapato

Uma idosa de 70 anos morreu vítima de uma doença infecciosa causada pelo vírus Oz, sendo o primeiro caso no país e também no mundo. A confirmação aconteceu nessa sexta-feira (23) e foi anunciada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão. O governo acredita que os carrapatos sejam os portadores do vírus.

A idosa morreu no ano passado, segundo as autoridades sanitárias do Japão. O ministério disse que a mulher morreu de inflamação dos músculos cardíacos, na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio. A idosa procurou o hospital com sintomas de febre e fadiga. Na época, um carrapato foi encontrado na perna da idosa e uma autópsia concluiu que ela havia sido infectada pelo vírus Oz. As informações são da emissora NHK.

Estudos identificaram a presença de anticorpos do vírus Oz em animais selvagens, como macacos japoneses, javalis e veados. O ministério afirma este é o primeiro caso decorrente de uma infecção pelo vírus Oz, seja fatal ou não. O governo ainda não sabe afirmar exatamente como uma pessoa contrai o vírus, mas a picada de carrapatos portadores da doença é uma causa provável.

“O ministério está pedindo para que as pessoas usem blusas de manga longa e calças compridas quando forem a áreas verdes, onde há possibilidade de deparar com carrapatos”, destalha a emissora.

Vírus

O vírus foi detectado pela primeira vez no Japão em 2018, em um tipo específico de carrapato, muito comum na região de Kanto, que inclui Tóquio, e nas regiões Central e Oeste do país.

O Ministério da Saúde do Japão está conduzindo investigações e pesquisas aprofundadas para entender melhor as características do vírus Oz, os sintomas e o modo de transmissão.

“Até o momento, não se sabe com precisão a rota exata de infecção pelo vírus, mas acredita-se que as picadas de carrapatos infectados sejam a principal forma de contágio.”

Embora ainda não haja conhecimento sobre a taxa de mortalidade, o governo enfatiza a importância de evitar picadas de carrapatos, bem como locais propensos à presença desses aracnídeos, como gramados e áreas com vegetação densa. "É recomendado o uso de roupas de manga comprida, calças compridas e a aplicação de repelentes.”

O vírus Oz foi descoberto em Ehime em 2018, em um carrapato da espécie “Amblyomma testudinarium”, comum em várias regiões do Japão.

Até o momento, não há um tratamento específico para o vírus no Japão.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022