Ao menos 20 pessoas foram baleadas e uma delas morreu, na madrugada deste domingo, 18, durante uma festa no estacionamento de um shopping em Willowbrook, a cerca de 30 quilômetros a sudoeste de Chicago (EUA). Segundo a polícia local, o motivo do tiroteio ainda não foi esclarecido. De acordo com relatos das vítimas, eles haviam se reunido para o Juneteenth, o Dia da Libertação dos Escravos Negros Americanos, que é celebrado em 19 de junho e foi transformado em feriado nacional pelo presidente americano Joe Biden, em 2021.
A polícia diz que ouviu disparos por volta de 0h30 e se dirigiu para uma área “onde uma grande reunião de pessoas estava acontecendo” declarou Eric Swanson, vice-chefe do departamento de polícia local.
Swanson disse que alguns feridos procuraram atendimento médico por conta própria, enquanto outros precisaram ser transportados por equipes de emergência. As idades e o estado de saúde das vítimas não foram informados. Segundo o policial, ainda não se sabe o motivo da agressão nem o tipo de arma usada.
A rede de TV americana CNN informou que testemunhas disseram que a festa era em comemoração. O Centro Médico da Universidade Loyola, em Maywood, confirmou ter atendido quatro feridos. Dois deles vieram transferidos de outro hospital e um permanece internado. Os outros dois, chegaram por conta própria à unidade e já foram liberados.
A rede de TV NBC Chicago disse que um hospital local recebeu 12 pacientes. Sete foram liberados e outros 5 permanecem internados.