Em um antigo cemitério, na cidade de Nordlingen, na Alemanha, arqueólogos encontraram uma espada extremamente rara da Idade do Bronze. A arma que, segundo os pesquisadores, tem cerca de três mil anos de idade, está em quase perfeito estado de conservação, preservando detalhes da estrutura.
As condições da espada chocaram os especialistas, que ainda não sabem determinar onde a peça foi confeccionada. A relíquia foi encontrada, na semana passada, em um túmulo com ossadas de três pessoas.
Apesar do longo período enterrada, é possível identificar os detalhes no punho da espada. Mesmo com a beleza da peça, especialistas acreditam se tratar de uma arma real. Na época, esse tipo de artefato era vendido em poucos locais da Europa, como na Alemanha e a Dinamarca.
Segundo os arqueólogos, as espadas da cidade de Nordlingen frequentemente pertenciam à cultura chamada de Campos de Urnas. Marca da Idade do Bronze, na Europa Central, entre os anos 1300 a.C. e 750 a.C., o nome vem do costume de cremar os mortos e de colocar suas cinzas nas urnas, que eram enterradas nos campos.
Confira imagens da espada