Ouvindo...

Vídeo mostra crianças colombianas sendo resgatadas após 40 dias desaparecidas na Amazônia

Irmãos foram localizados e salvos pelas forças colombianas após queda de avião; ministro reconhece “liderança” da irmã mais velha das crianças

Vídeo mostra crianças colombianas sendo resgatadas após 40 dias desaparecidas na Amazônia

Um vídeo divulgado pela Força Aérea Colombiana mostra o momento em que quatro crianças indígenas são resgatadas após 40 dias perdidas na Amazônia. O grupo foi localizado pelas forças de segurança na sexta-feira (9).

Nas imagens, é possível ver duas das quatro crianças sendo içadas para o helicóptero da Força Aérea Colombiana. Na aeronave, as quatro vítimas já começaram a receber os primeiros socorros. Veja o vídeo:

Em outra imagem divulgada pelas autoridades do país, as quatro crianças são atendidas por socorristas, que colocam o grupo em sacos térmicos para serem levadas para um hospital da região. Confira.

A diretora do Instituto de Bem Estar da Família Colombiana, Astrid Eliana, parabenizou a ação das forças do país e afirmou que “não se trata de quem fez o quê, mas sim que fizemos tudo o que era possível. Já o Ministro da Defesa, Iván Velásquez, destacou a liderança de Lesly, a mais velha dos irmãos indígenas.

“Em geral, o estado das crianças é aceitável de acordo com os médicos. Estão fora de perigo, estabilizados. Temos que reconhecer o valor da liderança de Lesly, foi por ela que os três irmãos puderam sobreviver.”

Histórico

As quatro crianças, de 13, 9, 4 e 1 ano, passaram quarenta dias perdidas na Floresta Amazônica da Colômbia após sofrerem um acidente de avião no dia 1º de maio.

Logo no início das buscas, foram encontrados os corpos da mãe das crianças e de dois adultos. No dia 17 de maio, o presidente colombiano Gustavo Petro chegou a anunciar o resgate das quatro crianças nas redes sociais, mas voltou atrás horas depois, alegando que não havia evidências da localização das vítimas.

Durante esta semana, equipes de resgate encontraram fraldas, mamadeiras, frutas mordidas e outras pistas sobre a localização dos irmãos. Elas foram localizadas na sexta-feira (9), depois de quarenta dias. O Governo da Colômbia ainda não divulgou informações sobre o estado de saúde das crianças.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.