Ouvindo...

Irmã mais velha ajudou crianças colombianas a sobreviver 40 dias na Amazônia; saiba mais

Lesly, de 14 anos, cuidou dos irmãos durante o período na selva; duas crianças fizeram aniversário durante o desaparecimento

Bebê completou 1 ano de idade durante período na Amazônia

O Ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez, afirmou que as quatro crianças indígenas só conseguiram sobreviver durante 40 dias na selva por conta da liderança da irmã mais velha.

Durante uma coletiva de imprensa. Iván Velásquez reconheceu o “valor único e liderança” de Lesly, de 14 anos, que foi responsável pela sobrevivência dos irmãos Cristin, Tien Noriel e Solecni.

“Podemos dizer que foi por ela que seus três irmãozinhos puderam sobreviver ao seu lado, com seus cuidados, com seu conhecimento da selva.”

A criança mais nova, Cristin, completou 1 ano de vida durante o desaparecimento, assim como o irmão Tien Noriel, que completou 5 anos. Além de reconhecer a importância de Lesly, Velásquez parabenizou as comunidades indígenas, que contribuíram e participaram de forma estreita na operação.

Histórico

As quatro crianças, de 13, 9, 4 e 1 ano, passaram quarenta dias perdidas na Floresta Amazônica da Colômbia após sofrerem um acidente de avião no dia 1º de maio.

Logo no início das buscas, foram encontrados os corpos da mãe das crianças e de dois adultos. No dia 17 de maio, o presidente colombiano Gustavo Petro chegou a anunciar o resgate das quatro crianças nas redes sociais, mas voltou atrás horas depois, alegando que não havia evidências da localização das vítimas.

Durante esta semana, equipes de resgate encontraram fraldas, mamadeiras, frutas mordidas e outras pistas sobre a localização dos irmãos. Elas foram localizadas na sexta-feira (9), depois de quarenta dias. O Governo da Colômbia ainda não divulgou informações sobre o estado de saúde das crianças.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.