Ouvindo...

Turista é condenado pela Justiça por tocar em filhote de bisão e provocar morte do animal

Homem se declarou culpado durante julgamento e foi condenado a pagar multa e prestar serviços comunitários; bisão foi sacrificado

Homem se declarou culpado durante julgamento e foi condenado a pagar multa e prestar serviços comunitários

Um turista se declarou culpado por tocar em filhote de bisão e foi condenado pela Justiça americana a pagar quase R$ 5 mil de multa, incluindo um pagamento de serviço comunitário, ao fundo de proteção da vida selvagem, no Parque Nacional de Yellowstone. Após tocar no animal ele foi rejeitado pela manada e precisou ser sacrificado.

O americano Clifford Walters, que mora no Havaí, foi acusado de “alimentar, tocar, provocar, assustar ou perturbar intencionalmente a vida selvagem”, de acordo com comunicado do Ministério Público dos EUA. As informações são do NPR.

De acordo com o relatório inicial do Parque Nacional, o bisão recém-nascido foi separado da mãe no dia 20 de maio, quando a manada cruzava o rio Lamar. Walters, que presenciou o fato, disse que tentou ajudar o bisão empurrando o filhote para a margem.

Leia mais:

Filhote de bisão é sacrificado após contato indevido com homem nos Estados Unidos

Os guardas florestais tentaram reunir o filhote com a manada, “mas o rebanho resistiu, o que é comum quando os humanos interferem na vida selvagem”, disse comunicado do Parque Nacional.

O filhote acabou sendo sacrificado pela equipe do parque porque estava “causando uma situação perigosa ao se aproximar de carros e pessoas ao longo da estrada”, de acordo com um comunicado à imprensa.

Regulamento do parque

De acordo com regulamento do parque, os animais em Yellowstone são selvagens e imprevisíveis. Para garantir a segurança da vida selvagem os visitantes devem ficar dentro do carro, mantendo uma distância de 91 metros de ursos e lobos, e pelo menos 23 metros de distância de todos os outros animais, incluindo bisões e alces.

O comunicado reforça, ainda, que os animais que se tornam dependentes da alimentação humana podem se tornar agressivos com as pessoas e devem ser mortos. “Mantenha todos os alimentos, lixo ou outros itens malcheirosos embalados quando não estiverem em uso.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022