O foguete Starship, da SpaceX, de Elon Musk, explodiu durante seu lançamento na manhã desta quinta-feira (20). A aeronave não era tripulada. Ainda assim, a empresa considerou a experiência “um sucesso”.
A Starship era considerado o foguete mais poderoso já construído - mas durou apenas segundos longe do chão. O projeto é considerado pioneiro para permitir viagens à Lua e, quem sabe, a Marte.
Na segunda-feira (17), esperava-se que o conjunto, que abriga 33 motores e tem 120 metros de altura, deixasse as instalações da SpaceX no Texas para um teste de curta duração fora de órbita.
Veja o momento da explosão:
A empresa ressaltou, na transmissão, que o objetivo do teste era conseguir que o foguete saísse da base de lançamento. A SpaceX é conhecida por minimizar erros e explosões durante o desenvolvimento de foguetes.
“A Starship acabou de passar pelo que chamamos de uma rápida desmontagem não planejada”, postou a empresa no Twitter. “Em um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship.”
Elon Musk tuitou dando os parabéns à equipe da Space X e disse que “aprendeu muito para o próximo teste de lançamento em alguns meses”.
* sob supervisão de Enzo Menezes