O pastor alemão Nanuq, de um ano de idade se perdeu de seus tutores durante um passeio em março deste ano em Savoogna, uma comunidade na ilha de St. Lawrence no Estreito de Bering. A família conseguiu reencontrá-lo apenas um mês depois, há 267 quilômetros do local. “Eu disse sem chances! Esse é o nosso cachorro. O que ele está fazendo em Wales?”, disse a tutora Mandy Iworrigan após ver fotos do cão em um grupo de Facebook.
Não é apenas a distância que impressiona: Wales fica no Alaska, no continente americano. Ou seja, provavelmente Nanuq andou sobre o mar congelado até chegar à cidade. “Eu não tenho ideia como ele acabou aparecendo em Wales. Talvez o gelo tenha se movido enquanto ele estava caçando”, disse Iworrigan.
Ela precisou viajar de avião para resgatar o cão, que estava ferido. “Wolverine, foca, urso-polar pequeno, não sabemos direito o que o mordeu. A mordida é muito grande”, afirmou a tutora. Nanuq, no entanto, está sendo cuidado, segundo o jornal local Anchorage Daily News, que noticiou o caso.