Em comunicado emitido na noite de ontem, a Força Aérea da Colômbia confirmou que identificou um objeto “com características semelhantes às de um balão” sobrevoando o espaço aéreo do país na sexta-feira (3).
No sábado (4), os EUA derrubaram um suposto balão espião chinês, após o objeto atravessar locais militares sensíveis por toda a América do Norte. De acordo com o governo local, um segundo balão chinês também foi identificado, sobrevoando a América Latina. Os EUA não divulgaram o local exato do segundo balão.
No comunicado, a Força Aérea colombiana informou que detectou o objeto na manhã de sexta-feira, após ele entrar no espaço aéreo colombiano pela região norte. Segundo o órgão, o objeto foi acompanhado até que deixasse o espaço aéreo colombiano.
“Dessa maneira, podemos determinar que esse elemento não representou uma ameaça à segurança da defesa nacional, assim como à segurança aérea. A instituição seguirá com as investigações pertinentes com diferentes países e instituições para estabelecer a origem do objeto”, diz comunicado oficial.