Ouvindo...

Navio que transportava 4,5 quilos de cocaína é detido por autoridades espanholas

A embarcação que saiu do Porto de Santos, no Brasil, foi interceptada próximo às Ilhas Canárias; 15 tripulantes foram detidos

O navio que saiu do Porto de Santos, no Brasil, destino à Letónia teria declarado oficialmente 200 toneladas de carga de café

Um navio que transportava 4,5 quilos de cocaína foi interceptado próximo às Ilhas Canárias na última quarta-feira (18) pelo Serviço de Vigilância Aduaneira e pela Agência Tributária da Espanha. Os 15 tripulantes da embarcação foram detidos, dois deles eram albaneses e os outros 13 eram paquistaneses.

A operação também envolveu esforços da Guarda Civil e da Polícia Nacional Espanhola. Além delas, forças internacionais auxiliaram na operação ao apontarem para o órgão espanhol uma embarcação suspeita de participar de tráfico ilegal de drogas provenientes da América do Sul.

O navio que saiu do Porto de Santos, no Brasil, destino à Letónia teria declarado oficialmente 200 toneladas de carga de café. Essa informação levantou a suspeita de oficiais, uma vez que a quantidade de mercadoria seria muito abaixo da capacidade máxima da embarcação.

Ao inspecionarem as áreas comuns do cargueiro os agentes detectaram fardos utilizados para o tráfico de cocaína. Dessa forma, os 15 tripulantes do navio foram detidos imediatamente. Os presos foram transportados para o porto de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha.

Apesar da complexidade da ação devido ao tamanho do navio cargueiro, o Batalhão de Operações Especiais do Serviço de Vigilância Aduaneira agiu de forma rápida e impediu que acontecesse um transbordo da droga para outras embarcações.

A embarcação e os detidos foram encaminhados para o Juizado Central da Guarda da Audiência Nacional da Espanha. Esta operação faz parte da fiscalização espanhola anti-drogas que monitora a “Rota Atlântica” da cocaína. O caminho é conhecido por ser utilizado por navios pesqueiros, mercadores e cargueiros que vêm da América do Sul para descarregar drogas no continente europeu.

Confira o vídeo da operação abaixo:

(Sob supervisão de Lara Alves)

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento