Um estudo feito pela universidade de Tsinghua, em Pequim, mostra que tomar refrigerante todos os dias pode aumentar o risco de homens desenvolverem calvície. O estudo, publicado pela revista Nutrients, informou que homens jovens que consomem bebidas açucaradas diariamente possuem um risco 57% maior de sofrer perda de cabelo do que os homens que não ingerem a bebida.
Cientistas entenderam que o açúcar em excesso provoca a resistência à insulina, o que dificulta a circulação sanguínea e pode prejudicar os folículos pilosos. Dados comprovam que 50% dos homens perdem o cabelo aos 50 anos e 25% dos homens têm perda de cabelo antes dos 21 anos.
Leia também:
Os pesquisadores entrevistaram 1.028 homens com idades entre 18 e 45 anos. Os participantes responderam a perguntas sobre calvície, hábitos alimentares e saúde mental, o que revelou a associação entre a grande quantidade de consumo de refrigerantes e a queda de cabelo entre os homens.
A pesquisa concluiu que ingerir bebidas com alto teor de açúcar de uma a três vezes por semana aumenta o risco de queda de cabelo em 21%. O consumo de quatro a sete vezes na semana aumenta o risco em 26%.
Outro problema relacionado ao consumo de refrigerante é o aumento de casos de depressão e ansiedade, condições agravadas pela queda de cabelo. Pessoas que consumiam três bebidas açucaradas por dia tinham um risco 25% maior de desenvolver depressão.
As descobertas são correlativas, ou seja, não há certeza se o refrigerante causa queda de cabelo. No entanto, a pesquisa comprova que consumidores de refrigerante perdem mais cabelo que pessoas que o evitam.
(Sob supervisão de Enzo Menezes)