Ouvindo...

William será o próximo Príncipe de Gales; entenda seu papel na monarquia britânica

Com a morte de Elizabeth II, Charles assume o trono como rei e deixa seu título de Príncipe de Gales para seu filho mais velho, William

Da esquerda para direita: Camila Parkes, atual rainha consorte; Charles III, rei consorte; Elizabeth II; Kate Middleton, duquesa de Cambridge; seus três filhos Louis, Charlotte e George; William, duque de Cambridge

Com a morte da rainha Elizabeth nesta quinta-feira (8), a família real britânica agora sofre com diversas mudanças de título. Charles, o primogênito de Elizabeth II, deixa de ser o Príncipe de Gales e se torna Rei Consorte, até sua coroação quando se tornará o rei Charles III. O seu filho William, atualmente duque de Cambridge, será convidado pelo seu pai a se tornar Príncipe de Gales, título dado ao primeiro na linha de sucessão real.

Caso William aceite o convite de seu pai e se torne Príncipe de Gales, sua esposa Kate Middleton também será nomeada como Princesa de Gales. O Reino Unido não tem uma Princesa de Gales desde a morte da ex-esposa de Charles, Diana, em 1997. A atual esposa do rei consorte, Camila Parke Bowles, não recebeu o título em respeito à falecida princesa, mas deve ser nomeada como rainha consorte com a coroação de seu marido.

Os filhos de William, George, Charlotte e Louis, que antes não possuíam títulos reais, agora podem ser chamados de príncipes e princesa, já que são netos do atual monarca.

Como Príncipe de Gales, William deve começar a se preparar para se tornar o próximo rei britânico, assim como seu pai vinha fazendo nos últimos anos. Charles é o rei mais velho a assumir o trono na história do Reino Unido.

O que acontece com o príncipe Harry?

O irmão mais novo de William, Harry, e sua esposa Meghan Markle, abdicaram de suas ocupações como membros da família real em 2020. Entretanto, Harry ainda tem uma posição na linha de sucessão real já que, para ser excluído da linhagem, seria preciso uma nova lei do Parlamento do Reino Unido.

Assim como os filhos de seu irmão, Archie Harrison Mountbatten-Windsor e Lilibet Mountbatten-Windsor, filhos de Harry, passarão a ser chamados de príncipe e princesa.

Veja momentos marcantes na história da rainha Elizabeth II: