A rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira (8), visitou o Brasil uma única vez em novembro de 1968. Aos 42 anos, ela desembarcou no Brasil no dia 2 de novembro daquele mês. Acompanhada do seu marido, o príncipe Philip (1921-2021), eles ficaram no Brasil por por onze dias e visitaram seis cidades brasileiras: Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Campinas (SP).
Durante sua passagem, a monarca participou de eventos com o então presidente da República, Artur da Costa e Silva, governante da ditadura militar. A agenda incluiu visitas a cartões postais como o Mercado Modelo, em Salvador e o Monumento ao Ipiranga, em São Paulo.
O momento mais memorável da visita da rainha no Brasil foi o encontro com o craque Pelé. Na ocasião, ela assistia a um jogo amistoso entre as seleções Rio e São Paulo, no Maracanã. O evento foi promovido especialmente para a monarca.
Pelé lamenta a morte da monarca
Por meio das redes sociais, Pelé lamentou a morte de Elizabeth II: “Eu fui um grande admirador da rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente em 1968, quando ela veio ao Brasil para presenciar nosso amor pelo futebol e experienciar um Maracanã cheio. Ela marcou gerações. Um legado que durará para sempre.”
Confira os principais momentos da história da rainha Elizabeth II