“Operação London Brigde” é o nome dado a um protocolo que contempla uma série de medidas a serem adotadas a partir da
‘The London Bridge is Down’
O primeiro passo após a morte da rainha é a transmissão da mensagem para a atual Primeira Ministra, cargo ocupado há poucos dias por Liz Truss. O responsável pela informação é Sir Edward Young, secretário particular da monarca. A confirmação é dada pela frase “The London Bridge is Down”, traduzida para “A ponte de Londres caiu”.
Na sequência, os
Avisos e plantões no Palácio de Buckingham
Nos portões do Palácio de Buckingham, comunicados já foram colocados para informar a morte da rainha, e um plantão também será montado para contatos com a mídia internacional.
Toda a programação de veículos estatais de comunicação, como a emissora BBC, interromperam a programação para noticiar apenas a morte da monarca. Jornalistas do canal usarão apenas roupas pretas, e a logo da empresa, que é vermelha, também passa a ser preta, como sinal de luto. A população e a imprensa britânica devem ser informados pela agência Press Association.
Funeral e o novo rei
No mesmo dia da morte, o
Quatro dias após a morte, o caixão da rainha será levado do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall. Lá, ficará por mais quatro dias para receber homenagens, com portas abertas ao público. O funeral acontece entre dez e 12 dias após a morte, e o dia será considerado feriado oficial no Reino Unido.
Na data, os sinos do Big Ben tocarão às 11h, e o país ficará em silêncio enquanto o corpo da rainha é levado para a Abadia de Westminster, onde acontece um ato religioso. Só depois, o caixão é conduzido para o Castelo de Windsor, e posteriormente para a Capela de São Jorge. Elizabeth II será enterrada ao lado do pai, o rei George VI.
Mudanças na moeda e no hino
A tradição no Reino Unido é valorizar o líder da monarquia também na moeda, a libra esterlina, e no hino. A nova moeda deverá ser impressa com o rosto de Charles, o novo rei, e o dinheiro com o rosto de Elizabeth II será gradativamente retirado de circulação.
Todos os documentos oficiais do Reino Unido que contam com o rosto da rainha também serão trocados, assim como o hino nacional. “God Save de Queen”, do inglês “Deus Salve a Rainha”, será substituído por “Deus Salve o Rei”, ou “God Save TheKing”.