Ouvindo...

London Bridge: veja como é o protocolo funeral após a morte de Elizabeth II

Operação especial passa pela notificação de autoridades, atos religiosos e mudanças na moeda e hino

“Operação London Bridge”, como foi chamada, está em execução

“Operação London Brigde” é o nome dado a um protocolo que contempla uma série de medidas a serem adotadas a partir da morte da rainha Elizabeth II, confirmada pela Família Real nesta quinta-feira (8). Toda a operação deve ser seguida à risca, incluindo a disseminação da notícia, funeral e mudanças na moeda.

‘The London Bridge is Down’

O primeiro passo após a morte da rainha é a transmissão da mensagem para a atual Primeira Ministra, cargo ocupado há poucos dias por Liz Truss. O responsável pela informação é Sir Edward Young, secretário particular da monarca. A confirmação é dada pela frase “The London Bridge is Down”, traduzida para “A ponte de Londres caiu”.

Na sequência, os 15 territórios que tinham Elizabeth II como monarca são avisados em questão de minutos, assim como demais países e líderes da Comunidade das Nações.

Avisos e plantões no Palácio de Buckingham

Nos portões do Palácio de Buckingham, comunicados já foram colocados para informar a morte da rainha, e um plantão também será montado para contatos com a mídia internacional.

Toda a programação de veículos estatais de comunicação, como a emissora BBC, interromperam a programação para noticiar apenas a morte da monarca. Jornalistas do canal usarão apenas roupas pretas, e a logo da empresa, que é vermelha, também passa a ser preta, como sinal de luto. A população e a imprensa britânica devem ser informados pela agência Press Association.

Funeral e o novo rei

No mesmo dia da morte, o príncipe Charles assume o cargo de rei. Atualmente com 78 anos, ele fará o primeiro discurso nesta sexta (9), quando será jurada a lealdade ao estampido de 41 tiros.

Quatro dias após a morte, o caixão da rainha será levado do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall. Lá, ficará por mais quatro dias para receber homenagens, com portas abertas ao público. O funeral acontece entre dez e 12 dias após a morte, e o dia será considerado feriado oficial no Reino Unido.

Na data, os sinos do Big Ben tocarão às 11h, e o país ficará em silêncio enquanto o corpo da rainha é levado para a Abadia de Westminster, onde acontece um ato religioso. Só depois, o caixão é conduzido para o Castelo de Windsor, e posteriormente para a Capela de São Jorge. Elizabeth II será enterrada ao lado do pai, o rei George VI.

Mudanças na moeda e no hino

A tradição no Reino Unido é valorizar o líder da monarquia também na moeda, a libra esterlina, e no hino. A nova moeda deverá ser impressa com o rosto de Charles, o novo rei, e o dinheiro com o rosto de Elizabeth II será gradativamente retirado de circulação.

Todos os documentos oficiais do Reino Unido que contam com o rosto da rainha também serão trocados, assim como o hino nacional. “God Save de Queen”, do inglês “Deus Salve a Rainha”, será substituído por “Deus Salve o Rei”, ou “God Save TheKing”.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.