Um novo vírus conhecido como gripe do tomate, ou febre do tomate, surgiu na Índia, no estado de Kerala, em crianças menores de 5 anos. As informações foram publicadas na revista científica “The Lancet” nesta semana.
A gripe do tomate foi identificada pela primeira vez em Kollam, em Kerala, em 6 de maio de 2022 e, em 26 de julho de 2022, mais de 82 crianças menores de 5 anos com a infecção foram relatadas pelos hospitais do governo local.
A rara infecção viral está em estado endêmico e é considerado sem risco de vida.
Embora o vírus da gripe do tomate apresente sintomas semelhantes aos do COVID-19 - ambos estão, inicialmente, associados a febre, fadiga e dores no corpo, e alguns pacientes com COVID-19 também relatam erupções na pele -, o vírus não está relacionado ao SARS- CoV-2.
A “gripe do tomate” ganhou esse nome por conta das erupções vermelhas que eclodem em todo o corpo.
A gripe pode ser um efeito posterior de chikungunya ou dengue em crianças, e não uma infecção viral.
O vírus também pode ser uma nova variante da doença viral da mão-pé-boca, uma doença infecciosa comum que atinge, principalmente, crianças com idades entre 1 e 5 anos e adultos imunocomprometidos.
A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites.
Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca.