Foram encontrados em um terreno próximo a um antigo campo de concentração nazista, na Polônia, cerca de 17, 5 toneladas de cinzas humanas. O anúncio foi feito pelo Instituto da Memória Nacional (IPN), organização polonesa responsável por investigar crimes nazistas e comunistas, nessa quinta-feira (14).
A descoberta foi em Ilowo Osada, no bosque Bialucki, que fica perto do campo de concentração de Dzialdowo, também conhecido como Soldau. O local fica 150 km ao norte de Varsóvia e foi construído durante a ocupação do país pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
No dia 13 de julho, no local onde as cinzas foram encontradas, houve uma coletiva de imprensa com a participação do Presidente do Instituto da Memória Nacional, Dr. Karol Nawrocki e o procurador Tomasz Jankowski, chefe da Comissão Departamental para a Acusação de Crimes contra a Nação Polonesa em Gdańsk.
“Estamos na floresta de Białucki, no poviat de Działdowo, onde não foi feito um enterro aterrorizante, mas o abandono dos restos mortais de muitas vítimas. (...) No campo de Działdowo, foram mortas as vítimas da Intelligenzaktion, ou seja, a ação de extermínio alemão e antipolonês, que deveria privar a Polônia de elites estatais, diplomatas e a vida dos clérigos - disse o Dr. Karol Nawrocki durante a coletiva de imprensa.”