Um vídeo que mostra uma tarântula-golias dominada pelo fungo Cordyceps caloceroides, na Floresta Amazônica, viralizou nas redes sociais. O flagra chamou a atenção dos internautas pela relação com o jogo
Assim como na situação observada no vídeo, no jogo, as pessoas infectadas pelo Cordyceps eram dominadas e transformadas em “zumbis”, sob o controle do fungo. Nas imagens registradas nessa semana, a aranha está coberta por uma estrutura vermelha com as pontas alaranjadas.
Quem flagrou a aranha dominada pelo fungo foi Lara Fritzsche, estudante de Ciências Ambientais da Universidade de Copenhague (UCPH), durante atividades de coleta. Organizado pelo biólogo João Paulo Machado de Araújo, professor da UCPH, o evento reuniu especialistas da Dinamarca e do Brasil na Reserva Ducke, próxima de Manaus.
As imagens foram compartilhadas por Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atingindo mais de 2,1 milhões de visualizações no Instagram. Veja o vídeo:
Segundo ele, o estágio registrado no vídeo mostra a fase final do ciclo de vida do fungo, depois de consumir todos os tecidos internos da aranha. O Cordyceps já havia emergido do corpo da tarântula e estava se preparando para se reproduzir assexuadamente por meio da esporulação.