Zona da Mata se destaca no turismo rural com passeios para o feriado
Mais de dez cidades da região oferecem opções de lazer à população e aos visitantes

Neste feriado prolongado da Semana Santa, o turismo rural em Minas tem sido uma opção de lazer. No catálogo virtual Ruralidade Viva – Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais, da Emater-MG, é possível encontrar várias opções de passeios em várias regiões de Minas Gerais.
A publicação traz informações sobre 137 propriedades que recebem visitantes, organizam roteiros turísticos rurais e degustações de produtos como queijos artesanais, doces, cafés e cachaças. Na região, 13 cidades estão incluídas na rota.
A coordenadora estadual de Turismo e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Garcia, destaca a importância do turismo rural, “o foco é vivenciar o dia a dia nas propriedades. A produção do campo — como hortaliças, frutas, leite, cachaça e café — vira atrativo turístico. Já o turismo de base comunitária valoriza comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, permitindo ao visitante conhecer sua cultura, gastronomia e modo de vida.”
De acordo com a coordenadora, muitos visitantes de roteiros turísticos tradicionais de Minas Gerais têm aproveitado para estender o passeio, conhecendo também o entorno local. “Quando o turista busca vivenciar nossa ruralidade e mineiridade, ele experimenta sabores únicos feitos no fogão a lenha, com boa conversa e muito carinho. Ao conhecer o processo produtivo, passa não só a aproveitar o lazer, mas também a valorizar tudo o que é feito no campo.”
Confira as experiências catalogadas da Zona da Mata
- Argirita: Sítio Veredas
- Bom Jardim de Minas: Ciganada Camping Rock
- Goianá: Um dia na roça
- Guarará: Cachaça Pereirinha
- Lima Duarte: Apiturismo/turismo de natureza e de experiência, Complexo da Cachoeira do Arco-íris, Complexo do Lu Cachoeira Esmeralda, Pesqueiro do Tarcísio e Sítio Primavera
- Matias Barbosa: Sítio Jolimont
- Passa Vinte: Recanto das Águas
- Piraúba: Estância Colibri
- Rio Preto: Belos - Café Rural e Rancho da Caveira e Pousada do Tiê
- Santa Rita de Ibitipoca: Ecoturismo Raiz: Beleza cênica do Caminho das Águas, Sítio Cachoeira Água LImpa - Contemplando a Cachoeira Água Limpa, Trilha São Francisco de Assis - Bom Jesus do Vermelho e Turismo Ecológico nas Serras da Água
- Santa Rita de Jacutinga: Cachoeira Vargem do Sobrado Restaurante, Bar, Lanchonete e Camping e Fazenda das Cachoeiras
- Serranos: Rancho Macota
- Simão Pereira: Hotel Fazenda Morro Grande, Hotel Fazenda Santa Helena e Pousada Rural Chalés Flórida
Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.




