Itatiaia

Rio Paraibuna inspira obras em exposição de Tarsila Palmieri em Juiz de Fora

Desenhos em nanquim e em aquarela ilustram o livro “Pontes do Rio Paraibuna“

Por
Exposição Pontes do Rio Paraibuna de Tarsila Palmieri está em cartaz em Juiz de Fora Foto Divulgação.jpg
Exposição Pontes do Rio Paraibuna de Tarsila Palmieri está em cartaz em Juiz de Fora  • Divulgação

Um olhar que capta o presente sem se esquecer do passado. Esta foi a força motriz da artista visual, arquiteta e urbanista Tarsila Palmieri ao criar o livro “Pontes do Rio Paraibuna”. Ela registrou as 13 estruturas presentes do trecho que se estende desde a Mata do Krambeck até o bairro Poço Rico, na área urbana de Juiz de Fora.

Quem quiser conferir parte dos 30 desenhos desenhos urbanos autorais em nanquim e aquarela, criados in loco no estilo urban sketch, não apenas das pontes, mas também registrando o movimento às margens pode visitar até 16 de dezembro a exposição aberta ao público no Espaço de Arte do Jardim Norte. Esses desenhos ainda foram impressos em utilitários e souvenires, que se encontram à venda pela autora.

Paraibuna é parte de Juiz de Fora desde sempre

O objetivo inicial desses desenhos era a observação dos usos locais para desenvolvimento projetual arquitetônico. No entanto, se tornou um lazer prazeroso da autora.

O trabalho de Tarsila Palmieri ressalta a importância histórica do rio, como um elemento marcante da sua paisagem urbana desde a origem, quando era ainda um povoado agrícola às margens do rio, conhecido como Arraial de Santo Antônio do Paraibuna até se tornar o município de Juiz de Fora.

O Rio Paraibuna, ou “Rio de Águas Escuras” nasce na Serra da Mantiqueira, no estado de Minas Gerais, e percorre ao todo nove cidades. A maior parte do curso, 70%, passa por Juiz de Fora. No entorno, foram transportados ouro e diamantes e, no século XIX, foi construída e inaugurada a Usina de Marmelos Zero, primeira hidrelétrica da América Latina.

Atualmente, às margens, passa a rodovia transversal brasileira BR-267 e a Avenida Brasil.

Leia também

Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

 

 

Belo Horizonte