Óia a onça: contação de poemas relembra visitante ilustre do Jardim Botânico de Juiz de Fora
Evento neste domingo (8) aborda história da onça-pintada que apareceu em 2019 no local

A onça-pintada que visitou Juiz de Fora vai voltar em forma de poema. O Jardim Botânico, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será palco, neste domingo (8), da comemoração da visita da onça-pintada macho que, há cinco anos, passeou pela região antes de ser levada para uma área florestal em Minas Gerais.
Durante a realização do evento, a escritora Déa Araujo, autora do livro “Tem um Bichinho no meu Poema”, vai apresentar histórias que inclui a visita da onça na região.
Além disso, serão três sessões de 30 minutos, das 14h às 17h, para crianças de até 8 anos, porém a entrada é gratuita. As crianças vão se encantar com histórias e muita pipoca.
A onça-pintada que inspirou o evento, foi monitorada ao longo dos anos com o auxílio de colares e câmeras. Os filhotes já foram avistados na região onde ela vive.
Entenda o Caso
Na noite do dia 25 de abril de 2019, uma onça-pintada foi registrada, em vídeo, vagando pelo Jardim Botânico da UFJF. O felino foi filmado também em frente a um hotel, na Avenida Brasil, em ruas de alguns bairros e em outras localidades.
A instituição, órgãos ambientais e de segurança se mobilizaram para garantir o melhor desfecho para a população e para a onça.
Após duas semanas, ela foi capturada na noite do dia 12 de maio e reintroduzida em área florestal mais ampla e segura, em Minas Gerais.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.



