Itatiaia

'Oh, Laura, faz o que senhora quiser': cineasta conta memórias dos bastidores de 'Barbante'

A Itatiaia conversou com o cineasta Daniel Couto, sobre a alegria, a honra e a responsabilidade de ter Laura Cardoso no elenco do primeiro curta-metragem

PorJuiz de Fora
Bastidores do curta-metragem "Barbante", que Laura Cardoso rodou em Juiz de Fora • Impulso Filmes

A terça-feira (18) é um dia de despedida e de reverência a uma estrela de primeira grandeza: Laura Cardoso morreu aos 98 anos, em São Paulo. Ao longo de uma rica trajetória de mais de sete décadas, ela se tornou um dos grandes nomes da dramaturgia nacional.

Em Juiz de Fora, o cineasta Daniel Couto tem uma história incrível para contar: a atriz aceitou participar do primeiro curta-metragem dele "Barbante", realizado em 2015. Segundo ele, um misto de honra, alegria e responsabilidade.

"Pra gente foi um privilégio, poder trabalhar com a Laura Cardoso, mas ao mesmo tempo uma responsabilidade quase que em um nível engraçado. Porque como eu e o restante da equipe, direção de fotografia, diretor de elenco, vamos dirigir a Laura Cardoso, que, enfim, já fazia dramaturgia, assim, antes mesmo da gente nascer? Então, a gente dirigiu os atores, mas com a Laura a gente falava, 'oh Laura, faz o que a senhora quiser'. E sempre ficava bom, sempre dava certo", contou.

Laura Cardoso com a equipe do curta-metragem "Barbante" • Impulso Filmes
Laura Cardoso com a equipe do curta-metragem "Barbante" • Impulso Filmes

Ouça a matéria.

Convite aceito após carta de intenções

Um projeto e um sonho. A equipe reuniu nomes históricos da arte em Juiz de Fora, como José Luiz Ribeiro e Márcia Falabella, atores estreantes. Imaginando que já tinham o "não'', tentaram mesmo assim - enviaram convite à Laura Cardoso

"A Laura Cardoso participou do nosso primeiro curta metragem, "Barbante", que se passava ali nos bairros de periferia, subúrbio de Juiz de Fora, Poço Rico, Vitorino Braga. Foi um prazer imenso trabalhar com ela. Na época, a gente fez contato, a filha dela pediu que a gente mandasse uma carta explicando nossas intenções, mandasse o roteiro. Ficou todo mundo muito apreensivo, um filme de baixíssimo orçamento, mas pra surpresa de todo mundo, ela topou, veio, passou três dias aqui em Juiz de Fora com a gente gravando".

O curta-metragem de 20 minutos conta a história de Zeca, de 13 anos, que saiu às ruas procurando pelo cachorro Barbante, que estava desaparecido. Durante a busca, o espectador é inserido no mundo da periferia, à medida que são reveladas suas características, seus dilemas e a vida dentro e fora das casas.

Laura Cardoso, José Luiz Ribeiro, Marcinha Falabella, Vinícius de Oliveira, Daniel Couto e Richard de Oliveira • Impulso Filmes
Laura Cardoso, José Luiz Ribeiro, Marcinha Falabella, Vinícius de Oliveira, Daniel Couto e Richard de Oliveira • Impulso Filmes

Com roteiro e direção de Daniel Couto e Samir Hauaji, produção de Cézar Campos, além de Laura Cardoso (Dona Hilda), Márcia Falabella (Nancir), José Luiz Ribeiro (Ezequias), fazem parte do elenco Vinicius de Oliveira (Zileu), Mauro Pianta (Ventania), Pedro Costa (Dentinho), Nicollas Lima (Tafundo), Phelipe Brito (Bola) e Richard Oliveira (Zeca)., Daniel Couto destacou o impacto que a atriz causou ao aceitar a proposta de um grupo sem experiência e apaixonado pela arte

"Foi uma experiência maravilhosa tanto pra gente que trabalha com audiovisual, tanto pros atores experientes da cidade, José Luiz Ribeiro, Márcio Falabella, que puderam contracenar com a Laura Cardoso. O próprio elenco infantil, que hoje estão aí todos com quase 18 anos, essa oportunidade de contracenar com ela. Uma experiência muito rica, uma pessoa extremamente humilde, generosa, apaixonada pelo que faz, tanto que veio nas condições que veio, fazer cinema com um monte de jovem inexperiente, desconhecido e, mesmo assim, topou. Enfim, de uma generosidade ímpar. A gente guarda com muito carinho os dias que passou com ela, o que aprendeu com ela", comentou Daniel Couto.

O cineasta considera que Laura Cardoso foi uma chancela não apenas para o "Barbante", mas para quem queria seguir no caminho da arte.

"Ficamos tristes com a partida dela. Talvez o maior incentivo que a gente já recebeu assim na nossa carreira para poder seguir adiante, sabe? Ter a participação dela no nosso primeiro curta-metragem foi meio que 'olha, acreditem, dá pra fazer cinema, dá pra viver de arte e é só acreditar que as coisas acontecem'".

Laura Cardoso interpretou Dona Hilda no curta-metragem "Barbante" • Impulso Filmes
Laura Cardoso interpretou Dona Hilda no curta-metragem "Barbante" • Impulso Filmes
Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

 

 

Belo Horizonte