Juiz de Fora registrou 43 ocorrências após forte chuva nessa quinta (5)
De acordo com a Defesa Civil, a cidade registrou 76mm de chuva em 1h, equivalente a 32,1% do volume esperado para o mês. Foi emitido alerta de deslizamento válido até domingo (8), às 23h59

Foram registradas 43 ocorrências em Juiz de Fora devido à forte chuva nessa quinta-feira (6). De acordo com a Defesa Civil, a cidade registrou 76mm de chuva em 1h, equivalente a 32,1% do volume esperado para o mês.
O acumulado máximo registrado foi no Bairro Bandeirantes, com um total de 89,5 mm e a rajada de vento mais forte foi na UFJF com 59,8 km/h.
Entre as ocorrências registradas foram 19 alagamentos, 5 ruas danificadas, 3 ameaças de desabamento de muro de divisa e outros 3 desabamentos. Além de outros 3 escorregamentos de talude e 2 ameaças, 2 inundações, 2 trincas em parede, 1 destelhamento parcial, 1 infiltração em parede, 1 trinca em muro de divisa e 1 enxurrada.
Na Rua Simeão de Faria, no bairro Santa Cruz, uma árvore caiu sobre um veículo. A Cemig realizou a interrupção do fornecimento de energia elétrica no local, permitindo a retirada segura do motorista, que não sofreu ferimentos. Equipes da Empav realizaram nesta manhã a retirada da árvore. A via está completamente liberada.
Conforme a Defesa Civil, ainda foram feitas 6 solicitações de vistoria em ocorrências no bairro Progresso e 4 no Linhares.
Não houve registro de ocorrência de gravidade maior.
Alerta de deslizamento
A Defesa Civil emitiu alerta para o risco de deslizamentos de terra, válido até domingo (8) às 23:59. Com vários dias seguidos de precipitação, o solo fica encharcado e saturado, o que facilita o cenário de deslizamento.
A população deve ficar alerta para sinais como estalos no solo, rachaduras em paredes, muros ou no chão, e qualquer movimentação diferente do terreno.
Em caso de sinais de deslizamento iminente, evacue imediatamente a área e acione a Defesa Civil pelo telefone 199.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.



