Municípios da Zona da Mata recebem serviços do MP Itinerante
Os atendimentos serão realizados em Rochedo de Minas e Descoberto

Duas cidades da Zona da Mata recebem o MP Itinerante nesta semana. A ação leva informações previdenciárias aos municípios de Rochedo de Minas e Descoberto.
Nesta quinta-feira (7), os atendimentos ocorrem em Rochedo de Minas, das 9h às 16h, na Praça Sebastião Gomes. Já na sexta (8), será a vez de Descoberto receber a ação, também das 9h às 16h, na Praça Caboclo Teixeira.
A população terá acesso às orientações sobre serviços e benefícios assistenciais e previdenciários.
A iniciativa integra o projeto Ministério Público Itinerante (MPI), que visa ampliar o acesso da população a serviços essenciais, como orientação jurídica, emissão de documentos e atendimentos diversos, em parceria com instituições públicas e privadas.
Conforme o promotor Gabriel Vargas Sampaio, da comarca de São João Nepomuceno, o projeto busca promover a cidadania e aproximar a instituição da sociedade, levando serviços gratuitos à população, além de iniciativas culturais e educativas.
Os serviços oferecidos são: atendimento por Promotorias de Justiça do MPMG em diversas áreas; registro de manifestações (críticas, denúncias, elogios, solicitações e sugestões), análise e encaminhamento da Ouvidoria das Mulheres e da Ouvidoria do MPMG; atendimento jurídico; realização de audiências de conciliação e mediação; orientação sobre benefícios previdenciários; emissão de segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito; atendimento veterinário; ações de atenção primária à saúde, como vacinação e aferição de pressão, entre outros.
Já o Sistema Faemg Senar oferece atendimento odontológico para crianças de 5 a 14 anos. A previsão é de 200 atendimentos em cada município.
E o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) participa com um especialista para orientar a população sobre os requisitos para aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e como utilizar os serviços digitais do Meu INSS.
Leia também
Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.




