Inscrições abertas para oficinas gratuitas para cuidadores de pessoas com Alzheimer
Aulas serão gratuitas na Casa Helenira Preta, em projeto de extensão da Faculdade de Serviço Social da UFJF

Estão abertas até 17 de julho, as inscrições para as oficinas do projeto de extensão “Acolhendo e informando os cuidadores familiares de pacientes com Doença de Alzheimer”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A iniciativa é destinada a familiares de pessoas diagnosticadas com a doença que atuam como cuidadores, em tempo parcial ou integral. O objetivo é oferecer um espaço de acolhimento, informação e troca de experiências entre os participantes e a equipe do projeto, sobre os desafios cotidianos e as dúvidas relacionadas ao Alzheimer.
Os interessados devem comparecer à Casa Helenira Preta, à Rua Severino Meireles, 260, no Alto dos Passos, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Informações podem ser solicitadas pelo telefone (32) 2102-6310.
Serão oferecidas 50 vagas. As oficinas são gratuitas e fazem parte de um projeto de extensão da UFJF desenvolvido na local, que é vinculada à Faculdade de Serviço Social .
Após o período de inscrições, as candidaturas serão analisadas considerando, prioritariamente, a situação de vulnerabilidade socioeconômica, a ausência de rede de apoio familiar e social e a sobrecarga do cuidador. O objetivo é direcionar as vagas às famílias que apresentam maior necessidade de apoio. Os selecionados serão comunicados sobre a matrícula por e-mail ou telefone.
As atividades serão realizadas entre julho de 2026 e fevereiro de 2027, com cerca de 12 encontros quinzenais, às sextas-feiras, das 7h às 11h.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.
Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.




