Belo Horizonte
Itatiaia

Hemominas promove coleta externa de sangue em Mar de Espanha (MG)

Atendimento será em escola no Centro. Confira os critérios para ser doador.

Por
Doação de Sangue • Divulgação/Hemominas

Neste sábado (19), tem coleta externa da Fundação Hemominas em Mar de Espanha, na Zona da Mata. A equipe estará de 8h às 16h, na Escola Estadual de Mar de Espanha, na rua Eduardo Pereira Guedes, 22, no Centro.

O atendimento aos doadores será por ordem de chegada e não é necessário fazer agendamento. A expectativa da equipe do Hemocentro de Juiz de Fora, responsável pela coleta, é atender 100 candidatos à doação.

Segundo o Hemocentro Regional de Juiz de Fora, as coletas externas contribuem para reforçar os estoques de sangue da rede Hemominas, especialmente em período de férias escolares e feriados.

Como e onde doar sangue na região

A sugestão é agendar o atendimento pelo App MG Cidadão ou pelo site da Hemominas.

Em Juiz de Fora, a Hemominas funciona na esquina da Rua Barão de Cataguases com Avenida Rio Branco ao lado do Mergulhão, de segunda a sexta: 7h às 18h e aos sábados, das 7h às 12h.

Na Zona da Mata, há Postos Avançados de Coleta Externa em Leopoldina, Muriaé e Viçosa. Além Paraíba conta com uma unidade de coleta e transfusão. No Campo das Vertentes, há um Hemonúcleo em São João del-Rei e um Posto Avançado de Coleta Externa em Barbacena.

Critérios para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos: jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar 3h;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • Apresentar CPF e documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.