Belo Horizonte
Itatiaia

“Esporte e enfrentamento ao racismo”, é tema de evento em Juiz de Fora

Mesa, que integra as comemorações pelo Novembro Negro, discute os impactos do racismo na formação de atletas negros

Por
Crianças jogando bola
Freepik

Atletas e profissionais do esporte participam hoje, da mesa “Esporte e Enfrentamento ao Racismo”. O evento será a partir das 18h30, no Centro de Preservação da Memória Negra, que fica no Paço Municipal.

A mesa será mediada pelo jornalista Lucas Ignácio, que integra a Secretaria Especial de Igualdade Racial. O profissional, que tem especialização em Jornalismo Esportivo, afirma que o debate vai ter como objetivo colocar em pauta as vivências e estratégias de combate à discriminação dentro e fora dos campos e quadras.

"O debate vai além da injúria racial, com foco no racismo estrutural que afeta a trajetória, a formação de identidade e a ascensão profissional da população negra no esporte", afirma.

Confira os participantes da mesa:

Ana Karolina Oliveira da Silva: Mestranda em Educação Física pela UFJF e professora na Praça CEU)

Ana Paula Machado: Mestre em Pedagogia pela UFJF, guia de atletas PCDs e atleta amadora de corrida de montanha)

Fernanda Evarista: gestora de futebol e jornalista

João Victor: Atleta de lançamento de dardo do (Projeto Cria UFJF)

Marcelo Matta: Secretário Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora

O evento, que faz parte da programação do Novembro Negro, é aberto ao público e tem entrada franca.

Por

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.