Conceição de Ibitipoca concorre a prêmio de melhor vila turística da ONU
Distrito de Lima Duarte, na Zona da Mata, é uma das sete localidades selecionadas para representar o Brasil no prêmio "Melhores Vilas Turísticas" de 2026

O distrito de Conceição do Ibitipoca, em Lima Duarte, na Zona da Mata, é uma das sete vilas brasileiras selecionadas para representar o Brasil no prêmio "Melhores Vilas Turísticas" de 2026, da ONU Turismo.
Para entrar na disputa, as localidades devem atender a critérios rigorosos, como ter, no máximo, 15 mil habitantes; manter forte vínculo com atividades tradicionais, como agricultura, pecuária, pesca ou silvicultura e comprovar a preservação de valores e modos de vida essencialmente comunitários.
Conceição do Ibitipoca, na Serra da Mantiqueira, preserva patrimônio histórico e cultural relacionado aos antigos caminhos do ciclo do ouro. Com cerca de 1.100 moradores, destaca-se pela proximidade com o Parque Estadual do Ibitipoca, conhecido por trilhas, cachoeiras, grutas e atrativos voltados ao ecoturismo.

Criado em 2021, a premiação reconhece pequenas localidades rurais que provam que o desenvolvimento econômico pode caminhar de mãos dadas com a proteção das raízes locais. São destinos de diversos países comprometidos com um modelo de turismo que valoriza a identidade local, a história e a conservação ambiental.
As outras seis vilas brasileiras que concorrem ao prêmio são: Araçá (SC), Delfinópolis (MG), Holambra (SP), Lençóis (BA), São José do Barreiro (SP) e Vila Flores (RS).
O resultado da edição deste ano será revelado em dezembro, durante uma cerimônia oficial em Buenos Aires, na Argentina. Ao todo, os sete representantes brasileiros disputam o reconhecimento com outras 268 vilas internacionais. Com as indicações deste ano, o Brasil soma 27 vilas participantes ao longo da história da premiação.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.




