Belo Horizonte
Itatiaia

Dia D contra a Gripe: confira os postos de vacinação em Juiz de Fora

Doses são para os grupos prioritários. Imunizante protege contra três cepas do Influenza. Locais em diferentes pontos do município vão atender até 17h.

Por, Juiz de Fora
Secretaria de Saúde Juiz de Fora/Divulgação

Neste sábado (11) é Dia D contra o vírus Influenza, principal causador da gripe. Em Juiz de Fora, serão opções em várias regiões para as pessoas que estão nos grupos prioritários buscarem a imunização de 8h às 17h.

A população pode comparecer aos seguintes locais:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
  • Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente na Rua São Sebastião, 772/776;
  • Serviço de Atenção à Saúde do Idoso, na Avenida Itamar Franco, 796;
  • Vacimóvel, que estará no Parque Halfeld;
  • Centro de Vigilância em Saúde, na Avenida dos Andradas, 523, no Morro da Glória.
  • Cidade Alta: posto na Reitoria da  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para receber a dose, a pessoa deve apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina e comprovante da condição que assegura o direito à vacinação.

Na ausência do cartão, a Secretaria de Saúde explica que informações como CPF e data de nascimento são suficientes para a realização do cadastro e o devido registro, garantindo um atendimento ágil, seguro e alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). E um novo documento pode ser solicitado e emitido no local de atendimento.

A vacina é aplicada em dose única e, neste ano, protege contra três cepas do Influenza:  A/Missouri/11/2025 (H1N1), A/Singapore/GP20238/2024 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem Victoria).

E a pessoa pode receber simultaneamente a outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização.

Ouça a matéria

Grupos prioritários a serem vacinados:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes em qualquer idade gestacional;
  • Idosos (60 anos ou mais);
  • Puérperas;
  • Povos indígenas a partir de 6 meses;
  • Quilombolas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Trabalhadores da saúde (médicos, profissionais da enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, nutricionistas, biomédicos, veterinários, entre outros);
  • Trabalhadores de apoio da saúde (recepcionistas, seguranças, limpeza, cozinheiros, motoristas, cuidadores de idosos, doulas/parteiras, estudantes da área da saúde em atendimento);
  • Professores do ensino básico e superior de instituições públicas e privadas;
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento (policiais federais, civis, militares, rodoviários, bombeiros militares e civis, guardas municipais)
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário;
  • Trabalhadores portuários;
  • Trabalhadores dos correios;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, incluindo adolescentes e jovens 12 a 21 anos em medidas socioeducativas;
  • Pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, como doenças respiratórias crônicas (asma moderada ou grave, DPOC, Bronquiectasia, Fibrose cística, Doenças intersticiais pulmonares, Displasia broncopulmonar, Hipertensão pulmonar, Doença pulmonar crônica da prematuridade);
  • Pessoas com doenças cardíacas crônicas (cardiopatia congênita, hipertensão com comorbidades, doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca);
  • Pessoas com doença renal crônica;
  • Doença hepática crônica;
  • Doenças neurológicas crônicas (AVC, paralisia, doenças degenerativas ou hereditárias do sistema nervoso ou muscular e deficiência neurológica grave);
  • Diabetes (tipo I ou II em uso de medicamentos);
  • Imunossupressão (congênita ou adquirida, por doença ou medicamentos);
  • Obesidade grave;
  • Transplantados de órgãos sólidos e transplante de medula óssea;
  • Portadores de trissomias
Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.