Ouvindo...

Devotos celebram Santo Antônio, padroeiro da Arquidiocese de Juiz de Fora

Programação prevê distribuição do ‘pão de Santo Antônio’, procissões, missas e atividades sociais

Santo Antônio é padroeiro de Juiz de Fora, da Arquidiocese, do Seminário e outras seis cidades

A Arquidiocese, a Catedral Metropolitana, o Seminário e várias paróquias e comunidades estão em festa nesta sexta-feira (13). O motivo: é o dia de Santo Antônio, o primeiro dos santos juninos a ser celebrado. E que também é padroeiro de Juiz de Fora, Chiador, Goianá, Olaria, Ewbank da Câmara, Passa Vinte e Simão Pereira, na Zona da Mata.

O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, nasceu em Lisboa em 1195. Ingressou na vida religiosa como agostiniano, mas ao conhecer o testemunho de São Francisco, entrou na ordem e adotou o nome Antônio, em homenagem a Santo Antão.

Tornou-se famoso pela caridade, seu exemplo deu origem à Associação Pão de Santo Antônio. Nas cerimônias previstas para esta sexta, muitos fiéis recebem o pão e guardam em casa como sinal de proteção e para que nunca falte alimento.

Santo Antônio ganhou fama de casamenteiro ao ajudar um casal a conseguir o dote necessário para o matrimônio. Era um pregador que inspirava conversões. Por isso, foi chamado pelo Papa Gregório IX de “Martelo dos Hereges”, pela forma como defendia a fé católica.

Ele foi canonizado em 30 de maio de 1232, pouco mais de 11 meses depois da morte, em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália. Em 1946, foi declarado Doutor da Igreja por Pio XII.

Ouça a matéria de Désia Souza.

Festa na Arquidiocese

Em Juiz de Fora, estão previstas missas com distribuição de pães a cada 2h entre 6h e 20h na Catedral Metropolitana, no Centro. Também haverá uma procissão saindo às 9h da Igreja São Sebastião até a Catedral, onde será celebrada a missa das 10h, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. No Seminário Santo Antônio, haverá missas às 10h e às 18h, esta será presidida por Dom Gil, e programações sociais.

Os devotos também celebram na Matriz dedicada ao padroeiro no Bairro Santo Antônio. Várias comunidades dedicadas - ou não - ao santo franciscano terão programação especial ao longo do dia.

Na região, haverá eventos e solenidades nas matrizes em Ewbank da Câmara, Chiador, Goianá, Olaria, Passa Vinte, Simão Pereira. Santo Antônio também será celebrado pelos devotos em Bias Fortes, Bicas, Liberdade, Mar de Espanha, Santa Rita de Jacutinga, Rio Preto, Santana do Garambéu, Santos Dumont, São João Nepomuceno e em Matias Barbosa, na Tradicional Festa da Igreja.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.