Belo Horizonte
Itatiaia

Compra Assistida: reunião atualiza andamento do programa em Juiz de Fora

Segundo o Executivo, atualmente, 109 famílias já estão cadastradas e são consideradas elegíveis pela Caixa Econômica Federal.

Por e , Juiz de Fora
Chuva histórica provoca desastre em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira
Chuva histórica provoca desastre em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira • PABLO PORCIUNCULA / AFP

Uma reunião de representantes de setores da Prefeitura, instituições e moradores afetados pelas chuvas discutiu o processo do programa Compra Assistida em Juiz de Fora.

Segundo o Executivo, atualmente, 109 famílias já estão cadastradas e são consideradas elegíveis pela Caixa Econômica Federal. Destas, 91 famílias estão na etapa de busca por imóveis.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, existem 331 imóveis com intenção de venda cadastrados no sistema do banco. Para participar, o proprietário de um imóvel com valor de mercado de até R$ 200 mil deve realizar o cadastro no site da Caixa.

Durante o encontro realizado foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas após os eventos climáticos extremos registrados no município.

Compra assistida

Na reunião, foi reforçado que o reconhecimento das famílias pelo Governo Federal exige cadastro regularizado no Cadastro Único (CadÚnico), considerando renda bruta familiar de até R$ 5 mil.

O município realiza conferências sobre a situação cadastral das famílias, regularidade do CPF, documentação do imóvel e possíveis pendências financeiras.

As famílias que apresentarem incompatibilidades terão prazo de até 60 dias para regularizar a situação e reenviar a documentação para nova análise da Caixa.

Representante titular da Caixa Econômica Federal no Grupo de Trabalho de Moradia e Reconstrução, Luiz Gonzaga Guedes explicou que o banco encaminha à Prefeitura a relação de famílias compatíveis com o programa Compra Assistida.

Caso toda a documentação esteja correta, o período entre a escolha do imóvel pela família e a entrega das chaves pode ocorrer em aproximadamente 30 dias.

Após o cadastro, a documentação é analisada e, posteriormente, um engenheiro da Caixa realiza vistoria técnica para verificação da conformidade do imóvel. Segundo a Prefeitura, o prazo médio para análise documental é de sete dias e a vistoria técnica leva entre 10 e 15 dias.

Grupo de Trabalho de Moradia e Reconstrução

O Grupo de Trabalho de Moradia e Reconstrução (GT-Moradia) foi criado pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio do Decreto nº 17.739, de 20 de março de 2026, em caráter extraordinário, para coordenar as políticas habitacionais relacionadas ao Estado de Calamidade Pública decretado após os eventos climáticos extremos registrados na cidade em fevereiro de 2026.

O objetivo do grupo é formular, acompanhar e executar soluções habitacionais emergenciais e definitivas para as famílias atingidas pelas chuvas, deslizamentos, inundações e demais ocorrências provocadas pelo desastre climático.

O GT-Moradia atua diretamente na articulação entre Prefeitura, Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades, universidades e entidades técnicas, buscando acelerar os processos de reconstrução e garantir segurança técnica, jurídica e urbanística nas ações habitacionais desenvolvidas no município.

Entre as principais atribuições do grupo estão a elaboração do Plano Municipal de Habitação Pós-Calamidade, o acompanhamento da Compra Assistida, a articulação de projetos ligados ao programa Minha Casa, Minha Vida e ao Novo PAC, além da validação de critérios técnicos de segurança e viabilidade urbana junto às entidades de engenharia, arquitetura e urbanismo.

 

Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Por

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.