Itatiaia

Câmara de Juiz de Fora aprova projeto que propõe escala 5x2 para terceirizados

Proposta prevê dois dias de descanso para cinco dias de trabalho e segue para sanção ou não do Poder Executivo

Por, Juiz de Fora
Itatiaia

Foi aprovado na Câmara Municipal de Juiz de Fora o projeto de lei que propõe assegurar a escala 5x2 aos trabalhadores das empresas terceirizadas da Administração Municipal. Na prática, a mudança propõe garantir aos trabalhadores dois dias de descanso para cinco dias de trabalho.

O texto traz também a manutenção da remuneração mensal do trabalhador e estabelece que a jornada não poderá implicar supressão de direitos trabalhistas ou redução de vantagens e benefícios regularmente assegurados por lei, contrato individual, acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.

Dentre os argumentos, a vereadora autora da proposta, Cida Oliveira (PT), explica que a jornada de trabalho impede que o trabalhador consiga ter vida fora da jornada laboral, além de apontar violação do descanso semanal remunerado, fraude ao banco de horas e horas extras habituais forçadas.

O projeto segue para sanção ou não do Poder Executivo.

Por

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

 

 

Belo Horizonte