Belo Horizonte
Itatiaia

Audiência Pública discute acesso a serviços de saúde em Juiz de Fora

O encontro será nesta terça-feira (7), às 15h, no Plenário da Casa

PorJuiz de Fora
Prédio da Câmara Municipal de Juiz de Fora
Câmara Municipal de Juiz de Fora • Itatiaia JF

A Câmara Municipal de Juiz de Fora vai realizar uma audiência pública para discutir a situação dos serviços de saúde no município, com foco no acesso a consultas, exames, internações e transferências de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro será nesta terça-feira (7), às 15h, no Plenário da Casa.

O debate vai tratar do funcionamento do Sistema Pronto e a implantação da Central de Regulação do Estado de Minas Gerais (CORE/MG). Esse é o novo sistema implantado pelo Governo de Minas que organiza a distribuição de vagas hospitalares, e os serviços de transferência de pacientes entre hospitais.

Conforme o legislativo municipal, a audiência foi motivada por reclamações de usuários do SUS e de profissionais da saúde sobre demora para agendamento de consultas, exames e internações, dificuldades na transferência de pacientes, falta de informações sobre as filas de espera e problemas na comunicação entre as unidades de saúde e a Central de Regulação.

Foram convocados para participar da audiência o secretário Municipal de Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz; o superintendente da Superintendência Regional de Saúde, Renan Guimarães de Oliveira; a coordenadora regional da Defensoria Pública, Paula Ávila Dantas Brunner; e representantes do Ministério Público de Minas Gerais.

Também foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Saúde, da Central de Regulação do Estado de Minas Gerais (CORE/MG), dalém de outros órgãos relacionados a saúde.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Por

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.