Acelerar avaliação das famílias no 'Compra Assistida' é prioridade na Zona da Mata
Ministra da Casa Civil Miriam Belchior falou sobre as próximas etapas do apoio e reconstrução de Juiz de Fora e Ubá.

No próximo dia 23 de agosto, a tragédia das chuvas na Zona da Mata completa seis meses. Nesta semana, uma comitiva do Governo Federal esteve em Juiz de Fora para apresentar balanço das iniciativas de atendimento, assinar contratos e informar detalhes sobre reconstrução dos municípios afetados.
Ao longo da apresentação dos dados, a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior; os ministros das Cidades, Vladimir Lima, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e o presidente da Caixa, Carlos Vieira, bateram na tecla de acelerar - em conformidade com a lei - o atendimento aos beneficiados pelo Compra Assistida.
"Nós estabelecemos que precisamos acelerar a Compra Assistida, identificamos algumas circunstâncias que não andou com a velocidade que nós gostaríamos. Esperamos que, com o que discutimos, vai andar mais rápido para as famílias poderem receber mais rapidamente suas casas".

Compra Assistida na região
Conforme os números divulgados, foram disponibilizados R$ 500 milhões de reais para o atendimento das famílias afetadas nesta modalidade do "Minha Casa, Minha Vida".
Até o momento, 2.363 casas foram comprovadamente destruídas na região: 2.248 em Juiz de Fora e 115 em Ubá. Em torno de 700 imóveis ainda estão sob avaliação da Defesa Civil Nacional para serem incluídas nesta lista.
Atualmente, 887 famílias nos dois municípios estão elegíveis ao Compra Assistida. Foram assinados 60 contratos: 49 em Juiz de Fora e 11 em Ubá.
"Aconteceu isso no Rio Grande do Sul. É a parte mais difícil porque realmente você tem que identificar se a casa realmente foi destruída agora, quem morava lá. Tem todo um trabalho minucioso porque depois isso vai passar pelo Tribunal de Contas, vão analisar se nós demos casa para as pessoas certas", destacou a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior.
Outro ponto destacado pela ministra foi direcionar as famílias afetadas para o atendimento correto, ao ser questionada sobre um caso específico de quatro famílias que moravam em casas germinadas no Três Moinhos, mas só duas foram contempladas no Compra Assistida.
"A gente precisa seguir a lei que nos autoriza a dar esse auxílio para quem teve casa destruída, limita até uma certa renda. Às famílias não se enquadram nessa faixa de renda, temos o financiamento do Fundo de Garantia, que são condições bastante privilegiadas. Eu acredito que elas podem procurar a Caixa Econômica Federal"
Sobre o Compra Assistida
O Compra Assistida é uma modalidade do programa “Minha Casa, Minha Vida" e concede até R$ 200 mil para a aquisição de um novo imóvel. Conforme as famílias se tornam elegíveis, a Prefeitura de Juiz de Fora entra em contato para agendar a primeira reunião e orientar o início do processo de compra.
Após esse encontro, os beneficiários começam a busca pela nova residência, enquanto a Caixa Econômica Federal realiza a intermediação entre compradores e vendedores. Para facilitar o acesso dos contemplados às informações e orientações sobre o programa, é realizado o Plantão da Compra Assistida de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Mercado Municipal.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.



