Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Vôlei: campeã olímpica e afastada por doping, Tandara anuncia aposentadoria

Oposta seria liberada da suspensão apenas em 2027

Tandara, agora ex-jogadora de vôlei

Campeã olímpica com a Seleção Brasileira em 2012, a oposta Tandara Caixeta anunciou nesta segunda-feira (2) sua aposentadoria das quadras. Aos 37 anos, ela estava cumprindo longa suspensão por conta de doping.

Nas redes sociais, Tandara publicou um longo texto anunciando a aposentadoria. Nele, ela relata os momentos vividos no vôlei e a grande paixão que tem pelo esporte, destacando sua trajetória com a camisa da Seleção Brasileira.

“Ao longo da minha carreira, tive a honra de representar o Brasil em diversas competições, vestindo a camisa da seleção e contribuindo para o esporte que amo. Foram anos de muito trabalho, suor, emoções e, principalmente, amizades que levarei para toda a vida. Cada vitória foi um reflexo do esforço coletivo, cada derrota, uma lição aprendida”, destacou em parte da despedida.

A agora ex-jogadora agradeceu todas as pessoas que fizeram parte da trajetória dela no esporte:

“Quero agradecer sinceramente a todos que fizeram parte dessa jornada. À minha família, que sempre me apoiou incondicionalmente; aos treinadores que me orientaram e incentivaram a seguir meus sonhos; às minhas companheiras de time, e a todos os torcedores, que sempre acreditaram em mim e nas minhas conquistas”.

Confira a carta de despedida completa de Tandara abaixo.

Leia também

Suspensa das quadras

Em 2021, Tandara recebeu punição do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem por uso de ostarina, um anabolizante que atua na modulação do metabolismo, contribuindo para o ganho de massa muscular. Ela foi punida com a pena máxima de quatro anos.

No entanto, em maio de 2024 a jogadora participou do Campeonato Brasileiro de Master e teve aumento da punição até julho de 2027 por descumprimento de pena imposta.

Carreira de Tandara

Conhecida pela força física e por ser uma grande pontuadora, Tandara foi campeã olímpica pelo Brasil em Londres 2012, além de ter conquistado o bronze no Mundial de 2014. Ela também acumulou diversos prêmios individuais, como maior pontuadora, melhor oposta, MVP e MVP de finais da Superliga.

Carta de despedida de Tandara Caixeta

“Carta Aberta de Despedida

Queridos amigos, colegas e amantes do vôlei.

Hoje, venho em busca das palavras que possam expressar a imensidão dos sentimentos que brotam em meu coração. Após anos dedicados a esta linda e apaixonante modalidade, chegou o momento de me despedir das quadras que me viram crescer, lutar e conquistar.

Ao longo da minha carreira, tive a honra de representar o Brasil em diversas competições, vestindo a camisa da seleção e contribuindo para o esporte que amo. Foram anos de muito trabalho, suor, emoções e, principalmente, amizades que levarei para toda a vida. Cada vitória foi um reflexo do esforço coletivo, cada derrota, uma lição aprendida.

Lembro-me de cada treino, cada jogo, cada torcida vibrando nas arquibancadas. Foi dentro da quadra que aprendi sobre perseverança, disciplina e espírito de equipe. Cada momento vivido foi essencial para me tornar não apenas uma atleta, mas uma pessoa melhor.

Quero agradecer sinceramente a todos que fizeram parte dessa jornada. À minha família, que sempre me apoiou incondicionalmente; aos treinadores que me orientaram e incentivaram a seguir meus sonhos; às minhas companheiras de time, e a todos os torcedores, que sempre acreditaram em mim e nas minhas conquistas.

Enquanto encerro este capítulo da minha vida, levo comigo memórias que ficarão para sempre gravadas em meu coração. Estou ansiosa por novos desafios e pela oportunidade de continuar contribuindo para o esporte, agora de uma forma diferente. Espero inspirar jovens atletas e compartilhar um pouco da minha experiência e amor pelo vôlei.

Superar 8 anos e mesmo assim continuar parece ser tão longe e impossível, a cada dia é morrer um pouquinho. Acredito que os laços que construí aqui não se romperão, e sempre estarei à disposição do vôlei e de todos que desejam seguir este caminho.

Obrigada por tudo!

Com carinho, Tandara Caixeta”

Alecsander Heinrick é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas e tem experiências em agências de comunicação e redação. Teve passagens por Esporte News Mundo, EstrelaBet, Jornal Hoje em Dia, Trivela e Jornal O Tempo. Apaixonado por todos os tipos de esportes, em especial futebol, futebol americano e basquete, além de séries e filmes.

Ouvindo...