A Polônia conquistou a medalha de bronze na disputa da Liga das Nações de Vôlei (VNL). Neste domingo (27), as polonesas superaram o Japão por 3 sets a 1, em Lodz, na Polônia, na disputa pelo terceiro lugar da competição. As parciais foram de 25/19, 24/26, 25/16 e 25/23.
A oposta Stysiak foi a maior pontuadora do jogo com 17 pontos. A Polônia também teve importante contribuição da central Korneluk com 16 pontos, sendo a metade deles de bloqueio. Outra central que atuou bem no jogo foi Shimamura, do Japão, que anotou 15 pontos.
A equipe recebeu uma premiação de 300 mil dólares (R$ 1,6 milhão na cotação atual) pela terceira posição na competição. O Japão faturou 180 mil dólares (pouco mais de R$ 1 milhão).
É a terceira vez consecutiva que a Polônia conquista o terceiro lugar. O Japão, que perdeu a final na última edição, ficou na 4ª posição pela segunda vez na história do torneio.
A Polônia ficou com a quarta colocação na fase classificatória com nove vitórias e três derrotas. Nas quartas de final, eliminou a China. No entanto, parou na semifinal diante das italianas.
O Japão ficou na terceira posição da primeira fase com a mesma campanha das polonesas. A equipe eliminou a Turquia, nas quartas de final, num jogo de cinco sets. Também em cinco sets, perdeu para o Brasil, na semifinal.
Disputa do título
Brasil e Itália se enfrentam, neste domingo (27), às 15h (de Brasília), em Lodz, na Polônia, pela final da Liga das Nações de Vôlei (VNL). As brasileiras vão em busca do título inédito, enquanto as italianas buscam o tricampeonato do torneio.
A Itália liderou a primeira fase com 12 vitórias em 12 jogos. Depois eliminou Estados Unidos (quartas de final) e Polônia (semifinal).
O Brasil ficou em segundo lugar com 11 vitórias em 12 jogos na fase classificatória. A única derrota foi justamente para a Itália. A Seleção eliminou Alemanha (quartas de final) e Japão (semifinal) na busca pela final.