O ex-jogador Marcelo Negrão, campeão olímpico de vôlei em Barcelona 1992, elegeu uma seleção de ‘melhores de todos os tempos’. A equipe montada por Negrão não tem a presença do ponteiro Giba, três vezes medalhista olímpico. Em entrevista ao podcast “Ataque e Defesa”, os eleitos na posição foram Tande e Giovanne.
“Todo mundo fala do Giba... mas os caras (Tande e Giovanne) eram do mesmo jeito. Consertavam muita bola. Hoje, como técnico, ter jogador que não é só porrada, ter cara que conserta muita bola. O cara que consegue se virar é muito importante. Esses dois caras (Tande e Giovanne) se viraram excepcionalmente bem”, explicou.
“Bloqueio duplo, triplo, tirava daqui, de lá, dá uma caixinha, bate na mão de fora. E quando a bola tava boa vinha de porrada. Eram jogadores excepcionais. Eu aplaudia. Juro por Deus”, completou.
Marcelo Negrão reconheceu a qualidade de Giba. No entanto, reforçou a escolha por Tande e Giovanne pela construção de carreira e por momentos diferentes dentro do esporte.
“Joguei com o Giba, vi o Giba crescer. As primeiras na Seleção. Era muita explosão e velocidade. Explosão e velocidade. Muito diferente do Tande e Giovanne que eram caras também habilidosos. Vieram de uma outra geração, de muita força. Mudou completamente o conceito. Tiveram a transição de mudar a regra, vindo de uma geração com muita força e muita habilidade”, terminou.
No final das contas, a seleção eleita por Marcelo Negrão foi:
Os jogadores
Marcelo Negrão começou a carreira no vôlei em 1989, aos 17 anos, no Banespa. O jogador se dividiu entre clubes brasileiros e italianos ao logo da carreira. Além do título olímpico em 1992, conquistou a Liga Mundial em 1993 e é vice-campeão pan-americano (1991).
Giovanne também começou a carreira em 1987 e dividiu a carreira entre Brasil e Itália nos clubes. O ponteiro é bicampeão olímpico (Barcelona 1992 e Atenas 2004), além de uma Copa do Mundo, quatro Ligas Mundiais e oito Sul-Americanos.
Tande atuou no vôlei de quadra entre 1987 a 1997. O título olímpico (1992) foi o mais importante pelo Brasil. Depois de se aposentar nas quadras, jogou até 2004 na Praia.
Gilberto Amauri de Godoy Filho, o Giba atuou profissionalmente entre 1993 a 2020. Multicampeão pela Seleção Brasileira, conquistou três medalhas olímpicas (ouro em Atenas 2004, prata em Pequim 2008 e Londres 2012). O atleta passou por clubes do Brasil, Itália e Rússia.