Peças importantes de títulos olímpicos da Seleção Brasileira de vôlei, Maurício e Ricardinho são citados com frequência como melhores levantadores da história. Medalhista de ouro em Barcelona 1992, Marcelo Negrão não ficou em cima do muro e disse quem foi o melhor.
Para o ex-oposto da Seleção Brasileira, Maurício é o melhor jogador da posição em toda a história. A precisão do bicampeão olímpico foi o ponto destacado pelo ex-companheiro.
“Para mim, foi o Maurício. Ele conseguia colocar a bola onde quisesse, de tudo quanto é lugar. Não sei o que aquele cara fazia. Eu vi muita bola que eu achei que ele não chegaria e a bola saía na pinta”, disse
“Não vou tirar os méritos do Ricardinho. O Ricardinho arriscava muito e com muita velocidade. Mas o Maurício era um cara de precisão de todos os lugares da quadra. Isso conta muito. Eu joguei com os dois. O Maurício era impressionante. O Maurício fintava o próprio jogador”, completou.
Maurício foi titular da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de 1992, o primeiro ouro do vôlei brasileiro. Em Atenas 2004, o ainda jovem Ricardinho assumiu o posto de titular e Maurício foi para o banco de reservas sob o comando de Bernardinho.
A equipe de 2004, campeã olímpica sobre a Itália, também foi considerada revolucionária no vôlei pela velocidade implementada nos levantamentos. A utilização da bola de fundo pelo meio também foi característica marcante.