Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Liga das Nações: FIVB define competição com 18 seleções a partir de 2025

Com o aumento de jogos, o tempo de descanso dos atletas também será prolongado

Seleção Brasileira de Vôlei

A Liga das Nações de Vôlei teve expansão anunciada pela FIVB. A competição, que reúne 16 equipes, passará a contar com 18 seleções a partir de 2025, no masculino e no feminino. Com o aumento de jogos, o tempo de descanso dos atletas também será prolongado.

Também a partir de 2025, a equipe pior colocada na classificação final será rebaixada e substituída pela melhor seleção do ranking da FIVB, que não esteve na edição.

Outras mudanças

No regulamento atual, a Liga das Nações é disputada em dois grupos de oito equipes cada. No entanto, com o aumento no número de participantes, a divisão passará para três grupos de seis seleções, cada um deles com três semanas de confrontos.

Ao todo, serão disputados 232 partidas, com cada equipe entrando em quadra 12 vezes. Diante disso, a federação irá promover uma semana a mais de descanso no período do torneio.

Modelo da fase final

Por outro lado, a fase decisiva da Liga das Nações segue com as oito melhores equipes da classificação, em disputa no modelo mata-mata. Os duelos terão início nas oitavas de final.

As alterações não param na temporada 2025. A intenção da FIVB é que, em 2028, a competição tenha um formato menor, devido aos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.