No dia em que o jogo ficou em segundo plano após a morte de Walewska, o Brasil foi derrotado pela Turquia por 3 a 0 (25/21, 29/27 e 25/19), na madrugada desta sexta-feira (22), em partida válida pela 5ª rodada do Pré-Olímpico de Vôlei, disputado no Japão. É a primeira derrota do time comandado por José Roberto Guimarães no torneio que vai distribuir duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris.
Morre Walewska, campeã olímpica pela Seleção Brasileira de Vôlei
Fabi exalta Walewska e se emociona em transmissão: ‘Era puro sorriso e alegria’
Antes de a bola subir para o confronto, a ex-central foi homenageada com instantes de silêncio antes da execução dos hinos nacionais. As jogadoras do Brasil jogaram com uma fita que continha a letra W e o número 1, além de um coração.
Dentro de quadra, as atuais campeãs europeias foram superiores ao longo de todo o duelo. Apenas na reta final do segundo set, a Seleção Brasileira conseguiu uma grande sequência de pontos para salvar set points e esteve próxima da virada.
Além do óbvio impacto no time brasileiro, relatado pelos repórteres do Sportv presentes no Japão, a morte de Walewska também influenciou o comportamento das turcas em quadra. Conhecidas pela comemorações efusivas e provocações, as atletas tiveram celebrações mais contidas nesta madrugada.
Na prática, embora haja o foco em conseguir a vaga diretamente pelo torneio classificatório, a derrota pouco influencia na participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. Pela colocação no ranking da Federação Internacional de Vôlei (Fivb), o time nacional deve conseguir a vaga mesmo se não terminar o Pré-Olímpico entre os dois primeiros colocados.
Neste sábado (23), o Brasil enfrenta a Bélgica, equipe que já não tem mais chances de classificação para Paris 2024. No domingo (24), o adversário será o Japão, time que ainda está invicto e joga em casa.
Zé Roberto se emociona com morte de Walewska: ‘Perdi uma filha, estou sem chão’
De luto, Brasil perde para a Turquia no Pré-Olímpico de Vôlei
Boletim de Ocorrência detalha últimos momentos da vida de Walewska
Walewska caiu do 17º andar do prédio em que vivia, diz Boletim de Ocorrência
Datas, horários e onde assistir
23/09 (sábado) - 4h (de Brasília) - Brasil x Bélgica - Sportv e Globo
24/09 (domingo) - 7h30 (de Brasília) - Japão x Brasil - Sportv