Companheira de Walewska por vários anos na Seleção Brasileira, Fabi se emocionou na transmissão de Brasil e Turquia, na madrugada dessa sexta-feira (22), pelo Pré-Olímpico de Vôlei. A comentarista do Sportv exaltou o caráter da amiga.
Visivelmente comovida pela notícia, a ex-líbero disse que “Wal era puro sorriso e alegria”. Juntas, as duas conquistaram a medalha da ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
“Muita tristeza. Uma atleta exemplar dentro e fora das quadras. Uma companheira com que a gente aprendeu muito jogando ao lado dela. Uma menina que representou uma geração do passado. De Ana Moser a Tainara, a mais jovem da Seleção. É um dia muito difícil para se falar de vôlei. Muito triste. Como companheira da Wal, só posso fazer esse jogo em homenagem a ela. Foi um privilégio disfrutar da companhia da Wal” disse
“A Wal era puro sorriso, alegria, respeitava as pessoas. Só trazer esse testemunho de quem era a Walewska fora das quadras. Dentro, todo mundo percebia a postura de uma atleta exemplar e respeitada por todos”, completou.
Toda a abertura da transmissão do Sportv foi dedicada a homenagens e informações sobre a morte de Walewska. Narrador escalado para o jogo, Gustavo Villani falou sobre o sentimento do vôlei brasileiro com a perda da ex-central.
“A vida nos impõe algumas verdades absolutas e muito duras. Uma pancada assola nosso povo, nosso time. Nas últimas horas, a gente tem convivido com a notícia da morte da campeã olímpica de 2008, a Walewska. É uma informação que varre a todos emocionalmente no mundo do vôlei e nosso povo brasileiro”, disse.
Super campeã pela Seleção Brasileira
Walewska defendeu a Seleção Brasileira durante boa parte da carreira. A primeira convocação foi em 1999, com Bernardinho. No mesmo ano, ela conquistou o título dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá.
O auge da carreira de Walewska foi o título dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, na China. Ela também ganhou a medalha de bronze nos jogos de 2000, em Atenas, na Grécia.
Ela também conquistou três vezes o título do Grand Prix de Vôlei: 2004, 2006 e 2008. Na última conquista, foi eleita a melhor bloqueadora do torneio.