O jornalismo brasileiro está de luto com a
Jornalistas que trabalharam com Antero na ESPN, Everaldo Marques e Leonardo Bertozzi destacaram o “sorriso” e a “gentileza” do icônico apresentador do SportsCenter. Já o narrador Paulo Andrade descreveu o companheiro como um “sujeito amável, doce, de astral sempre elevado, solidário, humilde, parceiro… Um jornalista admirável, exemplar, de conduta impecável”.
Apresentador do ‘Resenha ESPN’, André Plihal também homenageou o amigo: “Que honra a minha ter aproveitado mais de 25 anos das nossas vidas juntos. Os últimos 4 foram muito duros, sabemos. Menos mal, pra você, que nesse período o Palestra não parou de dar volta olímpica. Até mais, amigo”.
Clubes
Nesta quinta-feira (16), o Palmeiras publicou nas redes sociais uma mensagem de condolência pela morte de Antero Greco. Durante a carreira, o apresentador nunca escondeu seu carinho pelo Alviverde Paulista. Na homenagem, o clube destaca o legado deixado pelo jornalista e a paixão pelo Palestra.
“A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta a morte de Antero Greco, um dos principais jornalistas do Brasil. Profissional exemplar e palestrino de coração, Antero deixa um legado de amor ao futebol e à vida que perdurará para sempre em nossos corações. Prestamos condolências aos familiares, amigos e fãs do esporte neste momento de tristeza e saudade”, publicou o clube.
O Atlético também fez sua homenagem: “O Galo lamenta o falecimento do jornalista Antero Greco, nesta quinta-feira (16), aos 69 anos. Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares, amigos e fãs. Com quase 50 anos de carreira dedicados à cobertura esportiva, o jornalista lutava, há dois anos, contra um tumor cerebral. Sentiremos sua falta, Antero! Descanse em paz”.
Lula
Presidente da República, Lula prestou homenagem a Antero Greco: “O jornalismo esportivo e o Brasil se despedem do Antero Greco, um dos seus maiores nomes. O grande jornalista marcou a televisão com Paulo Soares, o Amigão, à frente do SportsCenter, da ESPN, além de passar pelo Estadão, do qual foi editor. Uma trajetória profissional brilhante, e sempre um defensor da democracia. Filho de imigrantes italianos, Antero Greco deixa a esposa, Leila, e seus dois filhos. Meus sentimentos e meu abraço solidário aos familiares, amigos e admiradores do trabalho de Antero Greco”.
Antero Greco
Filho de imigrantes italianos, Antero Greco nasceu na capital paulista e se formou jornalista pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ele começou a carreira em 1974 no jornal Estado de São Paulo, e anos depois, passou a ser repórter esportivo no veículo.
Uma das principais passagens da carreira do jornalista se deu na ESPN. A convite de José Trajano, Antero fez parte da primeira equipe de transmissões da empresa no Brasil, em 1994, ainda com o nome “TVA Esportes”.
Na emissora, o profissional participou da criação do programa Futebol no Mundo, do qual também foi um dos redatores até o início de 2000. No mesmo ano, passou a ser apresentador do “Sportscenter”, principal programa do canal, e formou dupla com Paulo Soares, o “Amigão”. Ambos foram os “titulares” na edição noturna por mais de 20 anos.
*Matéria em atualização