Morreu nesta quinta-feira (16) o jornalista esportivo Antero Greco, aos 69 anos, em decorrência de um tumor cerebral. Ele estava internado em um hospital de São Paulo, onde se alimentava por sonda e estava sedado. A informação foi confirmada pela ESPN, última emissora que o profissional trabalhou.
Por meio de nota, o canal exaltou a trajetória de Antero. “O Jornalismo, assim mesmo, com J maiúsculo, está de luto. Morreu nesta madrugada Antero Greco, um dos maiores ícones da história da ESPN e da comunicação no Brasil”, escreveu.
“Antero Greco deixa não só o Jornalismo órfão neste dia, mas também o fã de esporte que se acostumou a assistir à extraordinária dupla com Amigão durante tantas e tantas noites de SportsCenter. A TV brasileira perde um dos maiores. E a nós, da família ESPN, ficará a saudade e as grandes memórias proporcionadas por Antero. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz”, complementou a ESPN.
Ex-colegas de Antero, Paulo Andrade e Everaldo Marques, narradores da Globo, também homenagearam o amigo.
“Vamos pra sempre nos lembrar de você assim, sorrindo. Você adorava sorrir. Você adorava nos fazer sorrir. Quem só conheceu o profissional, viu o trabalho de um dos caras mais sensatos do nosso meio, um craque das palavras, escritas e faladas”, escreveu Everaldo.
“Um sujeito amável, doce, de astral sempre elevado, solidário, humilde, parceiro… um jornalista admirável, exemplar, de conduta impecável. A saudade que fica é do tamanho do seu coração. Obrigado por tanto, Anterito”, publicou Paulo Andrade.
Antero Greco
Filho de imigrantes italianos, Antero Greco nasceu na capital paulista e se formou jornalista pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ele começou a carreira em 1974 no jornal Estado de São Paulo, e anos depois, passou a ser repórter esportivo no veículo.
Ao longo do século passado, o jornalista também passou por Agência Estado, Diário Popular (atualmente Diário de S. Paulo), Popular da Tarde (veículo extinto), Folha de São Paulo e Band. Palmeirense, Antero Greco sempre foi referência ainda na cobertura do futebol italiano.
Uma das principais passagens da carreira do jornalista se deu na ESPN. A convite de José Trajano, Antero fez parte da primeira equipe de transmissões da empresa no Brasil, em 1994, ainda com o nome “TVA Esportes”.
Na emissora, o profissional participou da criação do programa Futebol no Mundo, do qual também foi um dos redatores até o início de 2000. No mesmo ano, passou a ser apresentador do “Sportscenter”, principal programa do canal, e formou dupla com Paulo Soares, o “Amigão”. Ambos foram os “titulares” na edição noturna por mais de 20 anos.
Em meio à descoberta do tumor cerebral em 2022, Antero Greco chegou a ser afastado dos estúdios da ESPN por quase um ano após passar mal em transmissão do Sportscenter. Ele fez quimioterapia e radioterapia, e durante a recuperação, fez participações no canal de casa. No ano seguinte,
Recentemente, como publicado por Paulo Soares,