Árbitro FIFA e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Raphael Claus revelou ter entregue um livro de regras do futebol para um jogador profissional. Em entrevista nessa quinta-feira (16) para o Flow Sport Club, o juiz disse ter dado o presente após uma discussão em que o atleta deu dois toques na bola em uma cobrança de falta.
“A gente se depara com situações que os jogadores não sabem algumas regras. Isso é inadmissível. Uma vez, conversando com um jogador, ele reclamou, porque bateu uma falta, e a bola voltou para ele. E ele disputou a bola. Na falta é mais difícil acontecer, mas aconteceu. Eu falei: ‘Cara, você deu dois toques na bola antes de outro jogador tocar’”, contou Claus.
“No intervalo, falei para ele: ‘Você não sabia isso da regra, que não pode?’. E ele falou que não sabia. Eu disse que ele recebia muito mais dinheiro que eu com futebol. É o trabalho dele, e ele não sabia coisa básica. Ele pediu um livro de regras, e eu dei. Passou umas três, quatro rodadas, ele falou: ‘Claus, li umas 20 páginas. Estou lendo, estou lendo’”, finalizou.
Um dos principais árbitros do país, Raphael Claus é convocado para apitar apenas partidas da elite nacional. Nos últimos dois anos, o juiz esteve em jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores.
Além disso, foi um dos representantes da Conmebol na Copa do Mundo do Catar, em 2022. Após atuações de destaque, Claus foi convocado para apitar a disputa de terceiro lugar, entre Croácia e Marrocos. Durante o Flow Sport Club, o árbitro mostrou a medalha que recebeu por estar presente na partida.